2.12.15

MARIANA... E O MAR DE LAMA BRASILEIRO‏!

Por WANDERLEY REBELLO -


Muita gente me pediu para escrever sobre a tragédia de Mariana. Mas, o que dizer além do que já foi dito?

Dizer que morreu muita gente, que mataram um rio, e que mataram milhões de animais: pássaros, peixes, cães, gatos... entre outros?

Dizer que há milhares de pessoas sem casa, sem terra, sem lavoura, sem gado e sem esperança?

Que importância isto tem diante das guerras religiosas, dos extermínios, dos homens bombas, dos refugiados sem refúgio, das mortes no Rio de Janeiro (Rio de sangue), e das olimpíadas?

Olimpíadas gente, vamos pensar e nos preocupar só com as olimpíadas!

Foram apenas o lucro a qualquer custo e a ganância que mataram o Rio Doce, e que mataram a vida e a esperança de milhares de pessoas, hoje também sem teto e sem água. Ponto final!

E foram a corrupção e a indiferença das autoridades que permitiram que os assassinatos acima acontecessem. Ponto final!

Afinal, a empresa assassina "bancou" campanhas de políticos, e estes estão covardemente caladinhos!

Os donos da SAMARCO provocaram um desastre humano, ecológico e social de proporções inimagináveis, e ainda estamos, praticamente, sem nenhuma resposta. Ainda estamos todos na escuridão! Hoje, centenas de pessoas que viviam nas dezenas de cidades afetadas encontram-se sem água e sem luz, e desalojadas e tropeçando às cegas, e sofrendo, diariamente, os riscos à saúde decorrentes da possível ingestão de metais pesados.

E agora, pasmem, as armas químicas da Samarco estão contaminando não só a vida de rios, mas também do Oceano Atlântico, que está sendo banhado de resíduos tóxicos e de lama que podem chegar até Abrolhos, resíduos que podem exterminar a nossa fauna marítima (a fauna do Rio Doce já morreu!), destruir praias, acabar com o turismo de várias Cidades do Espírito Santo, e sufocar aves e animais marinhos.

A SAMARCO é a VALE, a nossa Vale privatizada pelo governo Fernando Henrique Cardozo. Salvo engano.

Ela recebeu uma multinha irrisória para o desastre causado, que ainda é passível de recursos administrativos e judiciais. É inaceitável! É inacreditável! Uma camarilha que faz inveja à Operação Lava Jato.

E tudo começou em Mariana!

Mariana para mim até agora, era apenas o nome de uma sobrinha. Meio rebelde, engraçada, agitada, mas sem lama! A lama ficou apenas para a outra Mariana, o lugarejo destruído pela Samarco com um mar de lama, um mar de lama apenas menor do que o mar de lama espalhado pelos nossos poderes executivo, legislativo e judiciário, com raras exceções.

A cidadezinha de Mariana foi estuprada pelos empresários gananciosos e pelas autoridades incompetentes e indiferentes, e os empresários da Samarco são agora protegidos pelos políticos que financiaram nas últimas eleições. As leis, para eles, pouco valem!

Mas a vida de milhares de cidadãos mineiros e capixabas será, daqui por diante, um tormento, tudo por causa da ganância que anda de mão dadas com a impunidade, as quais, embaladas pela estupidez humana, corroem aquelas terrinhas hoje tão sem perfume, tão sem animais, tão sem rosas, tão sem nada.

Mas, vamos todos nos unir e reclamar, e gritar, e exigir justiça, e ajudar, e fazer, enfim, tudo o que pudermos fazer, pois temos que provar para os nossos filhos e nossos netos que não fazemos parte desta escória de empresários, senadores, deputados, vereadores... entre outros, que roubam e que destroem o nosso planeta, eles que são os representantes maiores deste imenso monumento à derrota que tem sido a espécie humana. Vamos mostrar aos nossos filhos e aos nossos netos que também somos capazes de trabalhos grandiosos, e de atitudes que podem mudar para melhor este nosso lindo País, como faz quase sozinho um Juiz Federal destemido e intimorato lá no Paraná. Vamos mostrar a esta camarilha que a nossa coragem... a lama deles não levou!