1.12.15

MEIOS LIBRES – HOJE NOS PRONUNCIAMOS!

Os meios livres, autônomos, comunitários ou como se chamem, denunciamos as perseguições e as agressões que temos sofrido as comunicadoras populares em toda a América Latina e Caribe. Nos declaramos em resistência contra o silêncio e as mentiras históricas com as quais os governos tentam enganar nossa população, e a eles dizemos: não nos calarão, com nosso trabalho seguiremos fortalecendo a organização em defesa da mãe terra.

Na América Latina, planeta terra, com data de 25 de novembro de 2015, nós da mídia livre nos unimos contra a série de perseguições, agressões, ameaças que temos sofrido. Sem dúvida a violência de estado e a criminalização aumentaram muito, por isso convocamos nossa defesa e apoio mútuo.

A existência de meios livres é fundamental em face a todo cerco estabelecido pelos grandes meios de comunicação industriais. Meios que cooptaram a comunicação que todas e todos temos direitos. E nossos direitos não se negociam.

Levantar a voz, não calar, construir memória, construir identidade, construir comunidade é o que fazemos quando fazemos comunicação e hoje só vamos fazer por nós mesmos!

Pelo companheiro da Agencia Popular de Comunicação de Ser Públicos, en Guayaquil, acusado de obstruir a polícia quando na realidade era agredido por ela.

Pelos companheiros de Radio Platinum, Radio Satellite e Cable Vision de Valle de Tambo, em Arequipa, ao sul do Pero, que informaram em maio de 2015 durante os protestos contra o projeto de mineração Tia Maria de Grupo México, que logo sofreram a repressão e perseguição do estado peruano.

Por Radio Manque, en Rancagua, espaço autogestionado cujos equipamentos foram revistados e seus membros agredidos pela polícia.

Por Antena Negra TV em Buenos Aires, que transmitiam numa frequencia destinada aos meios livres, mas a polícia alugava ilegalmente para a empresa de valores Prosegur. Seus equipamentos foram subtraídos e suas instalações seriamente danificadas.

Por Atakapi Vídeo, cujos integrantes voltavam da Amazonia Equatoriana com entrevistas de um assassinato, e foram abordados pela polícia civil que levou os equipamentos e registros realizados.

Pelo companheiro de Subversiones que foi ameaçado por um sicário a poucos metros de sua casa no México.

Por Regeneracion Radio, onde estão disfarçando de ‘violência escolar’ a perseguição política dura mexicana, com 3 companheiros agredidos, e a cabine de transmissão destruída.

Pela companheira de Desinformemonos, cuja casa foi invadida enquanto estávamos reunidos para fazer denuncia as agressões que temos sofrido.

Por Cesa Leon Mendoza, radialista de Oaxaca, recentemente detido pela polícia e desaparecido por dois dias.

A perseguição e hostilidade que sofreram os membros da Ke Huelga Radio, em que colocaram uma ‘frequencia branca’ em cima da frequencia da radio para impedir sair o sinal.

Pelos companheiros assassinados na Colonia Narvarte, México – DF.

Por todo os coletivos de mídia independente citados pela DRCI na Operação Firewall no Rio de Janeiro, Brasil, pelo seu trabalho de cobertura popular dos protestos de 2013 e 2014 contra o Mundial da Fifa.

Por todos os comunicadores populares das favelas do Rio de Janeiro, ocupadas pelas UPPs, e que sofrem ameaças constantes por filmarem a violência policial com seus celulares.

E por todas e todos os que nos faltam neste reduzido relato.

Os maus governos devem entender que se desmontam alguma de nossas rádios ou projetos de comunicação livre, surgiremos mais. Não permitiremos que nos sigam encarcerando e reprimindo, estamos organizados e dispostos a garantir o exercício de nossos direitos.

A tecnologia é nossa, já nos apropriamos dela e estamos dispostos a ocupar e compartilhar sem limites.

Pela apresentação e liberdade de Cesar León Mendoza!

Ratificamos essa declaração.

Werken Kurruf / Chile
Radio Placeres / Chile
Congreso Ciudadano / Radio JGM, Chile
E todos os meios livres que se sintam tocamos por esse chamado!!!!