18.12.15

O TEMPO VAI FECHAR PARA FHC: MINISTÉRIO PÚBLICO DENUNCIA 12 POR DESVIOS NA PETROBRAS DESDE 1997

ILUSKA LOPES -


Ontem, quinta-feira, o Ministério Público Federal do Rio de Janeiro denunciou 12 pessoas ligadas a um esquema de pagamento de propinas por meio da Petrobras entre 1997 e 2012. Entre os denunciados, há quatro ex-funcionários da estatal, sendo três já detidos na Operação Lava Jato.

Eles são acusados de envolvimento no esquema de pagamento de US$ 46 milhões em propina da empresa holandesa SBM Offshore para funcionários da petroleira. É a primeira vez que o Ministério Público propõe uma denúncia envolvendo suspeita de desvios na Petrobras durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Segundo reportagem do Estadão, entre os ex-executivos denunciados estão o ex-gerente-executivo de Engenharia Pedro José Barusco Filho, o ex-diretor da Área Internacional Jorge Luiz Zelada, o ex-diretor de Serviços Renato Duque, todos réus na Lava Jato, e o membro da Comissão de Licitação Paulo Roberto Buarque Carneiro. 

Também foram denunciados Julio Faerman, Luís Eduardo Campos Barbosa, Robert Subiate, Didier Henri Keller, Anthony ("Tony") Jogn Mace, Bruno Yves Raymond Chabas, Sietze Hepkema e Philippe Jacques Levy.

FHC, sua hora está chegando, a tempestade só vai começar...

*Informações do Estadão e Brasil247.