21.1.16

AÇÕES DA PETROBRAS DESPENCAM; PREÇO DO BARRIL DE PETRÓLEO ATINGE SEU MENOR VALOR

ALCYR CAVALCANTI -


O preço do barril de petróleo no mercado internacional atingiu seu menor valor desde o ano de 2003, passou de mais de U$110 dólares a ser cotado a U$30 dólares  e deve cair ainda mais. A crise é mundial devido a vários fatores entre eles a rivalidade e o aumento das tensões diplomáticas entre Arábia Saudita e o Irã, que estão entre os maiores produtores. Rússia, Venezuela, Nigéria e Brasil estão entre os países mais prejudicados com a queda dos preços do barril.

A Petrobras que está com seus investimentos reduzidos devido à Operação Lava-Jato tem sido afetada com a crise internacional teve seu valor de mercado caído bastante e tem visto com preocupação suas ações despencarem, embora a produção  do pré-sal continue dentro das previsões. As ações da  Estatal tem chegado a um nível muito baixo na Bolsa de Valores sendo cotadas a R$4,80 e segundo analistas podem chegar a valer menos de R$4,00.

Um vazamento na Plataforma P-31 na Bacia de Campos em 19 de janeiro provocou a paralisação das atividades de produção. O Sindicato de Petroleiros do Norte Fluminense vê o acidente com preocupação e teme que possa haver vítimas conforme ocorreu há meses atrás. O Conselho de Administração  da Estatal está reunido e pensa além de vender ativos efetuar uma drástica redução de cargos em vários setores.

Leia também:

A GUERRA SUJA DO PETRÓLEO POR TRÁS DA CRISE