19.1.16

MUDANÇAS PROVOCAM CAOS NO TRÂNSITO CARIOCA

ALCYR CAVALCANTI -

As obras na Avenida Rio Branco para a implantação do Veiculo Leve Sobre Trilhos-VLT e a urbanização do Centro provocaram verdadeiro inferno na locomoção dos cariocas no primeiro dia útil da semana. A "Nova Rio Branco" que vai ser transformada em uma enorme área de pedestres vai provocar um congestionamento jamais visto, o centro da cidade não tem rotas alternativas e o embelezamento de uma das principais vias de acesso vai trazer muito sacrifício aqueles que utilizavam a avenida como acesso à Zona Sul. O desvio das linhas de ônibus para a Avenida Nilo Peçanha não vai comportar o número de linhas que ainda existe, e vai aumentar a confusão.


As obras da Rio Branco caminham a passos muito lentos e segundo as promessas estariam prontas no inicio de março. Com um inoportuno aumento de passagens em todos os níveis de transporte de massa, a interdição de parte da Rio Branco foi mais uma atitude arbitrária que só serviu para irritar ainda mais o usuário do péssimo serviço de transportes que só tem agradado aos governantes e às empreiteiras que financiam as campanhas eleitorais.


A eleição de outubro está chegando e o povo está saturado de aumentos abusivos, da crise da saúde, do ineficiente sistema de transportes e da indiferença dos governantes, desde Brasília até a cidade que já foi maravilhosa.