23.1.16

FRENTISTAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO VÃO DECIDIR EM ASSEMBLEIA ÍNDICE DE REAJUSTE SALARIAL

Via SINPOSPETRO-RJ -

Os trabalhadores dos postos de combustíveis no município do Rio de Janeiro se reúnem em assembleia no dia 30 de janeiro para decidir o índice de reajuste salarial que será reivindicado, em março, data-base da categoria. A assembleia será realizada, às 15 h, na sede do sindicato, que fica na Rua Uberaba, 36, no Grajaú, Zona Norte do Rio. A partir de agora, passa a vigorar a cláusula quatro da Convenção Coletiva 2015/2017, que determina a negociação anual referente as questões econômicas.

A pauta de reivindicação econômica será entregue, em fevereiro, ao  sindicato patronal (Sindcomb). Segundo o presidente do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, a negociação anual é uma grande conquista da categoria, que antes debatia o aumento dos salários a cada dois anos. “Desde 2010, quando o sindicato recebeu a carta sindical, lutávamos para mudar essa realidade. Agora, podemos negociar o reajuste levando em conta o atual momento econômico do país e não só repondo aos salários a inflação como acontecia anteriormente”.

Eusébio Neto informa que a data de convocação da assembleia não foi escolhida aleatoriamente. “A ideia de marcar a assembleia para o dia 30 de janeiro (sábado) tem por objetivo fazer com o trabalhador e sua família participem das decisões que vão definir os rumos da categoria. É importante que todos estejam presentes e decidam pelo melhor índice de aumento para repor as perdas dos últimos 12 meses”.

No ano passado, o sindicato conquistou para os trabalhadores do município do Rio de um aumento  salarial de 9,75% e R$ 380,00 de Participação nos Lucros e Resultados. O sindicato também conseguiu incluir na Convenção Coletiva a cláusula que permite aos trabalhadores, que têm carro, optarem em substituir o vale-transporte pelo mesmo valor do benefício em combustível.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa.