3.2.16

GREVE DE PILOTOS E COMISSÁRIOS COMEÇA HOJE EM 12 AEROPORTOS DO PAÍS

Via SINDICATO NACIONAL DOS AEROVIÁRIOS -
Pilotos e comissários irão aderir a greve de duas horas nesta quarta-feira (3) em 12 aeroportos do país. De acordo com o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), não deve haver cancelamentos nos voos, apenas atrasos. Não só os voos dos aeroportos que entrarão em greve deverão sofrer, mas também os destinos em sequência, segundo o órgão.

Categoria aeroviária decide realizar greve no dia 3 de fevereiro, durante as assembleias itinerantes realizadas pela direção do SNA (Sindicato Nacional dos Aeroviários) em suas bases espalhadas pelos Brasil, no dia 29 de janeiro. O movimento é conjunto, com aeronautas e demais sindicatos filiados à FENTAC/CUT (Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil/Central Única dos Trabalhadores). A paralisação está agendada para iniciar às 6h da manhã.
Proposta das empresas
A proposta final apresentada pelas empresas aéreas, durante a rodada de negociação realizada no dia 27 de janeiro, em São Paulo, foi de reposição escalonada de 5,5% em fevereiro, mais 5,5% em junho, para pisos e salários até R$ 1,5 mil. O reajuste, abaixo do INPC (Índice Nacional de Preço do Consumidor) do período, calculado em 10,98%, sequer abrangeria o pagamento do valor retroativo à data base da categoria, que é em 1 de dezembro. Apenas as diárias nacionais, o vale-alimentação, vale-refeição e seguro de vida seriam reajustados de acordo com a índice da inflação e teriam a data-base respeitada.
Profissionais da aviação civil reivindicam 11% de reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas, e não abrem mão do pagamento retroativo à data base da categoria. Vale lembrar que os aeronautas também integram o movimento de greve.
Texto: Cláudia Fonseca.