21.2.16

SURGE, ENFIM, A CHANCE DE UM VERDADEIRO ÍNDIO LUTADOR SER O PREFEITO DE MANAUS

DANIEL MAZOLA -

É com grande entusiasmo que recebo essa informação através de militantes do Coletivo Ajuricaba, um verdadeiro guerreiro e Líder Indígena pode entrar na disputa pela prefeitura de Manaus (AM). Para os mais desligados e desconectados da luta real, estou falando do cidadão e militante socialista Paulo Apurinã.

Educador, Defensor Mundial de Direitos Humanos, Conselheiro das Cidades, Perito Criminal e Judicial, membro do Fórum Mundial Anti Corrupção e Pedofilia, Secretário Geral do MIRREAM, mas principalmente um brasileiro acima de qualquer suspeita.

Conheci esse valoroso lutador durante as inesquecíveis Jornadas de Junho de 2013 aqui na Cidade do Rio de Janeiro, ele soube que eu ocupava a secretaria da Comissão de Direitos Humanos da ABI, entregou-me um documento com diversos projetos e algumas denúncias, um dos parágrafos dizia:

Uma das últimas conquistas da população indígena na política institucional foi a criação, em 2006, da CNPI – Comissão Nacional de Política Indigenista, que instituiu um foro de discussão, com os próprios índios, a respeito da elaboração de políticas públicas federais para a classe indígena. Da época para cá, nenhum projeto avançou”.

Passaram alguns meses e soube que ele vinha sendo perseguido por denunciar poderosos que se acham acima de tudo e todos.

Paulo Apurinã atuou também como um dos lideres da aldeia Santuário dos Tarumã (maior aldeia indígena urbana do planeta) que fica em Manaus-AM, nesse período ele chegou a ser CAÇADO vivo ou morto após publicar na internet uma lista desvendando quem eram os estupradores de crianças mais perigosos do Amazonas. Entre os pedófilos que também constavam na lista de investigados pela CPI de Combate à Pedofilia do Congresso Nacional estavam os nomes de um ex Ministro de Minas e Energia, de um desembargador e de um indivíduo conhecido como o Rei da Extorsão em Manaus.

Historicamente os planos de governos dos candidatos majoritários no Amazonas não faz alusão a projetos e muito menos a programas voltados para o direito à terra e causas sociais dos povos indígenas no Estado, Paulo Apurinã pode levar a Região Norte do Brasil para outro patamar. Só espero que as direções estadual e municipal do PSOL - e todas as correntes - ouçam o apelo das ruas e dos Povos da floresta, e coerentemente aprovem esse filho da terra como candidato nas próximas eleições pela capital do Amazonas.

Marcelo Freixo, Milton Temer, Edilson, Ivan Valente e Paulo Apurinã.
Manifesto de Lançamento:

Pré-candidatura de Paulo Apurinã a Prefeito de Manaus

PSOL – O partido da diversidade Cultural

1. Um Índio filho legítimo de Ajuricaba Manaó na Prefeitura de Manaus!

2. Manaus a Mãe dos deuses, terra de Ajuricaba, dos Manaó, das Amazonas, historicamente é governada por Juruá que sempre ignoraram a historia do nosso Povo.

3. Chegou a hora de nossos irmãos oprimidos; negros, índios, mestiços, pobres e migrantes de todas as partes desse país, unirem-se em favor de uma cidade democrática, justa e socialmente viável, onde a felicidade seja para todos e não para uma minoria que surrupiam os cofres públicos e a nossa esperança nesses 524 anos de invasão da América.

4. Chega de elegermos os nossos algozes! Na qualidade de índio, as correntes mais progressistas do Psol lançam a pré-candidatura a Prefeito do Município de Manaus, Paulo Apurinã, Líder Indígena, Perito, Conselheiro das Cidades e membro do Fórum Anti Corrupção, pelo Partido Socialismo e Liberdade, partido que abriga nossas ideias e acolhe os nossos sonhos e de quem esperamos contar com o apoio da sua direção e de todos os camaradas filiados.

5. A construção de uma cidade justa, com mobilidade urbana, com desenvolvimento econômico sustentável real, com uma distribuição do solo urbano para quem precisa de moradia, é a matriz da nossa caminhada. Não apenas um índio polemico, mas um cidadão que buscou através do conhecimento, vencer as indiferenças, o preconceito, a intolerância, a prepotência as injustiças e ganancia dos poderosos usando sempre a verdade. Paulo Apurinã, futuro prefeito de Manaus!

Viva a democracia!
Salve a liberdade!
Unir, lutar e vencer!