26.2.16

URUGUAI, UM PAÍS ESTÁVEL, MODERNO, LIVRE E SEGURO. 'CARIOCÃO': TOSTÃO VENCE MILHÃO

ALCYR CAVALCANTI -

A República Oriental do Uruguai tem cerca de 3,5 milhões de habitantes, com 1,8 milhões concentrados em sua bela capital, Montevideo. O Uruguai é classificado como um dos países de melhor qualidade de vida em todo o mundo. Na América Latina ocupa o primeiro lugar como o país que mais exerce os princípios democráticos, com ausência de corrupção e a melhor qualidade de vida.


O país é grande exportador de carne bovina, lã, arroz, malte e leite. Em 2013 foi classificado como "País do Ano" pela política inovadora de legalizar a produção, venda e consumo dacannabis. A República Democrática possui um sistema presidencial, com o presidente atual Tabaré Vasquez que sucedeu a José Mujica. José Gervásio Artigas é o herói nacional que derrotou os invasores espanhóis na Batalha de Las Piedras em 1811. O país que já foi chamado de "Suíça da América do Sul" viveu dias sombrios de ditadura militar de 1973 a 1985 comemora atualmente 31 anos de plenas liberdades democráticas, onde a cidadania e os direitos humanos são amplamente respeitados. Desde 1985 com o fim da ditadura militar o país teve os seguintes presidentes: Julio Sanguineti, Luiz Alberto Lacalle, Jorge Batlle, Tabaré Vasquez, José Mujica e agora novamente Tabaré Vasquez. Mujica ex-guerrilheiro e preso político conseguiu governar o país com altos índices de popularidade e conduziu o Uruguai dentro dos princípios de plena democracia. O Uruguai foi o único país do mundo que derrotou o sistema de privatizações de serviços essenciais em um plebiscito em que 72% disse não á tentativa de privatizar os serviços essenciais.  Atualmente o Fundo Monetário Internacional-FMI tem tentado impor sua política de privatizações em toda América Latina, o que tem causado intensos debates em todo país.

Sua capital Montevideo é uma belíssima cidade com todas as características de uma cidade europeia e com a vantagem de estar apenas a poucas horas de voo do Rio ou de São Paulo. A cidade possui inúmeros bares e restaurantes onde podemos degustar um churrasco delicioso, preparado com a melhor carne do mundo.  Uma viagem ao Uruguai é uma experiência inesquecível.

TOSTÃO VENCE MILHÃO

Em mais uma rodada do "Cariocão" o Botafogo com uma equipe tipo "salário mínimo" vence o milionário time tricolor por 2X0 e se classifica para as finais do torneio. A derrota acachapante veio demonstrar um Fluminense sem padrão de jogo, com uma única e insistente jogada, cruzamentos na área para seu maior ídolo, Fred que desde a Copa das Confederações em 2013 não joga absolutamente nada, mas mesmo assim recebe um salário milionário e fica parado como um poste à espera de passe açucarado. O passe aconteceu duas vezes e o centroavante desperdiçou de maneira bisonha todas elas.

Mais eficientes foram os juvenis do Glorioso que marcaram duas vezes deixando a zaga milionária do tricolor a ver navios. Deve-se ressaltar que um dos zagueiros do Fluminense veio com muita fama da Europa e ganha mais de dez vezes do que os atacantes do Botafogo. O salario de Henrique dá para pagar meio time do Glorioso. O treinador Eduardo Batista está para ser demitido, desde o ano passado não conseguiu ainda imprimir um padrão de eficiência ao tricolor e com mais essa derrota está na corda bamba. Já o Bota se classificou para as finais com muita antecedência,e os jogos seguintes vão ser apenas para o técnico Ricardo Gomes ajustar a equipe, que tem a defesa menos vazada do torneio. O encontro foi em Cariacica no Espírito Santo devido a impossibilidade de efetuar os jogos no Maracanã e Engenhão que estão fechados à disposição dos Jogos Olímpicos 2016. São coisas do futebol penta campeão do mundo, onde os principais clubes estão à beira da falência.