1.3.16

DESCUMPRIMENTO DE NORMAS DE SEGURANÇA PÕE EM RISCO SAÚDE DO TRABALHADOR DE POSTO DE COMBUSTÍVEIS

Via SINPOSPETRO-RJ -

A falta de assento para descansar, o forte calor e os níveis elevados de ruído podem ser tão prejudiciais à saúde do trabalhador do posto de combustível, quanto a exposição a agentes químicos e tóxicos. Para orientar o frentista e reduzir os riscos no ambiente de trabalho, o SINPOSPETRO-RJ realiza no dia 10 de março o I Seminário de Segurança e Saúde do Sul Fluminense. A região conta com mais de 4 mil trabalhadores na categoria. Quem quiser participar do evento, que acontecerá na cidade de Barra Mansa, pode se inscrever pelo e-mail: sec.presidencia@sinpospetor-rj.org.br.

O desgaste físico do frentista se torna mais evidente no aspecto ergonômico por causa do longo tempo trabalhando em pé. Esse é um dos assuntos que será abordado na palestra “Alterações Vasculares nos Frentistas por falta de controle eficaz do risco ergonômico,” que será ministrada pelo perito legista da Polícia Civil e Professor da UFRJ, Claude Chambriard. Com essa palestra, o SINPOSPETRO-RJ espera esclarecer aos trabalhadores a importância do cumprimento da NR 17, do Ministério do Trabalho e Previdência Social. A norma estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições do ambiente às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente.

O cumprimento da NR 20, que trata sobre segurança e saúde no trabalho com inflamáveis e combustíveis, também terá destaque no seminário. De acordo com a NR 20, para funcionar os postos são obrigados a capacitar todos os seus funcionários com aulas teóricas e práticas e possuir documentação de classificação de instalação. A norma faz uma análise de risco que facilita a identificação dos problemas. O tema será abordado pelo auditor-fiscal do trabalho de Volta Redonda, José Olímpio dos Santos Neto.

DEBATES
Além das normas regulamentadoras, o seminário fará uma exposição das pesquisas realizadas sobre o benzeno com três palestrantes e debaterá as questões da aposentadoria especial e a inclusão dos deficientes no mercado de trabalho.

SEMINÁRIO
Esse é o terceiro seminário realizado no Estado do Rio de Janeiro, desde o lançamento da Campanha Sobre Segurança e Saúde, em setembro do ano passado. O primeiro seminário foi realizado no dia 29 de setembro de 2015,na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio de Janeiro, no Centro. O Sindicato dos Frentistas de Campos e Região também realizou um seminário para os trabalhadores do Norte do Estado.

INSCRIÇÕES
As inscrições para o Seminário de Barra Mansa ainda estão abertas. Os convites estão sendo distribuídos nos postos de combustíveis dos municípios de Volta Redonda, Barra Mansa, Resende e Vassouras. Quem quiser participar do I Seminário de Segurança e Saúde do Sul do Estado pode se inscrever pelo e-mail sec.presidencia@sinpospetor-rj.org.br  ou ligar para subsede no telefone: (24) 3348-4955. A unidade do sindicato em Volta Redonda fica na Rua Quinze, nº 5, no bairro conforto.


*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.