23.3.16

"É PREOCUPANTE JUIZ TROCAR A TOGA PELA CARAPUÇA DE HERÓI NACIONAL", DIZ FREIXO. "LULA COM CARGO SEM FORO PRIVILEGIADO" É O QUE DEFENDE LINDBERGH

ILUSKA LOPES -


Foi publicado em um  tradicional jornalão paulistano, que diante das ações da Lava Jato contra o ex-presidente Lula,  o “combate à corrupção é fundamental, mas não pode ferir regras básicas do Estado democrático de Direito”, segundo o deputado Marcelo Freixo (PSOL/RJ).

Segundo ele, “é preocupante ver um juiz trocar a toga pela carapuça de herói nacional e extrapolar as exigências de seu cargo, publicando notas de caráter político, autorizando e divulgando escutas telefônicas juridicamente questionáveis e vazando informações de forma seletiva”.

“A democracia não é construída com heróis, mas com instituições fortes e equilibradas que funcionem de forma soberana e transparente e que atuem dentro dos limites das garantias constitucionais”, acrescentou (leia aqui).

LINDBERGH DEFENDE LULA COM CARGO SEM FORO PRIVILEGIADO

Durante reunião da bancada do PT no Senado nesta terça-feira, 22, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) defendeu que a presidente Dilma Rousseff nomeie o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um cargo no governo que não seja de ministro, sem foro privilegiado.

Segundo o jornal Extra (RJ), Lindbergh disse que Lula não precisa ser ministro para comandar a articulação do governo com o Legislativo e influenciar na política econômica.

Lula no governo sem foro privilegiado serviria ainda, segundo o senador petista, para refutar as acusações de que o petista pretende virar ministro para fugir do juiz Sergio Moro.

*Informações ABr, Folha, Extra, Rio247.