1.3.16

ESTUDANTES DA REDE ESTADUAL DO RJ PROTESTAM CONTRA SUCATEAMENTO DE ESCOLAS

ROGER MCNAUGHT -



ILHA DO GOVERNADOR – Na tarde desta segunda-feira, dia 29 de fevereiro, alunos do Colégio Estadual prefeito Mendes de Moraes e do Colégio Estadual professora Maria de Lurdes de Oliveira “Tia Lavor” se reuniram em protesto contra as péssimas condições nas escolas estaduais do Rio de Janeiro.

O ato, que mesmo sob forte chuva contou com a presença de estudantes, professores e apoiadores se deslocou pacificamente na região, deixando clara a mensagem:  A EDUCAÇÃO NÃO SERÁ SUCATEADA SEM CONTESTAÇÃO.   Com faixas, cartazes e uma paródia musical criativa os presentes deram seu recado a todos os transeuntes.

No vídeo, coletamos depoimentos de alunos e professores sobre o dia a dia na educação estadual e podemos começar a compreender o tamanho da indignação dos estudantes e dos cidadãos face ao descaso e desmantelamento ininterrupto do sistema público de educação.

Durante conversas informais, há a clara sensação de que este não será nem de longe o último ato dessa natureza, e que podemos esperar por mais atos – os quais como cidadãos devemos apoiar e participar.