19.3.16

PREFEITURA DE MARICÁ (RJ) AVANÇA COM MACRODRENAGEM NO BAIRRO JARDIM ATLÂNTICO

REDAÇÃO -

As obras de macrodrenagem da Avenida Jardel Filho (antiga Avenida Dois) continuam a pleno vapor no loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, município de Maricá (RJ). As estruturas pré-moldadas que vão escoar a água das chuvas para o desague no rio Bambu estão sendo instaladas na altura da Rua 60. A segunda parte da intervenção começou em novembro, logo após a conclusão da primeira etapa, que foi da Rua Nossa Senhora da Conceição (antiga 86) até a esquina com a Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga 66).


De acordo com a Secretaria Adjunta de Obras de Maricá, as últimas chuvas que caíram sobre a cidade, deixando vítimas em locais alagados, prejudicaram também o andamento dos trabalhos, que têm previsão de término para agosto, quando a rede chegar à altura da Rua Professor Cardoso de Menezes (antiga Rua Um). Da mesma forma que ocorreu na primeira parte, haverá também a urbanização da via e também das suas transversais, com nova pavimentação e calçadas. Na esquina com a antiga Rua 66, já estão sendo feitas marcações para futura instalação de peças de meio-fio.

A intervenção é a maior do gênero já realizada na região de Itaipuaçu e começou em outubro de 2014, quando foram instaladas as primeiras peças pré-moldadas que compõem a galeria, com 4,9 metros de diâmetro, dois metros de altura e 8,5 toneladas de peso. O investimento total da obra é de R$ 29,9 milhões, dos quais R$ 20 milhões são a contrapartida da Petrobras pela construção do emissário de efluentes do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) em Itaipuaçu. Por estar situada em uma espécie de bolsão, a região da antiga Avenida Dois era uma das que mais sofria com alagamentos.

*Com informações da coordenação de comunicação da prefeitura de Maricá-RJ.