14.3.16

'QUEREMOS NOSSA ABI DE VOLTA!'

Por IVAN CAVALCANTI PROENÇA -

Essa convocatória chegou no e-mail oficial do site (tribunadaimprensaonline@hotmail.com), quem enviou é o atual presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa, mestre e doutor em Literatura, destacado membro da intelectualidade nacional, Professor Ivan Cavalcanti Proença. 

O tema da convocação é principalmente de interesse dos associados da ABI, mas também de todos os cidadãos de bem, patriotas, lutadores que - assim como o destacado Professor - estão preocupados e unidos pela moralização da valorosa instituição e para cobrar de forma veemente respeito ao papel histórico da entidade, como preconizam os artigos 1 e 2 do Estatuto. A reunião será exclusiva para associados.

No fatídico dia 1º de abril de 1964, Proença era o capitão do Regimento da Guarda do então Presidente João Goulart. Por sua retidão e patriotismo foi cassado e pegou 50 dias na prisão. Queriam seu silêncio e submissão diante dos crimes e atrocidades que viu. Não aceitando, teve seus direitos militares cassados e passou mais de 20 anos sendo perseguido na vida civil. (REDAÇÃO)


Aos Associados da
Associação Brasileira de Imprensa,
NOSSA ABI.

Na condição de Presidente do Conselho Deliberativo por duas vezes, na gestão Maurício Azedo e novamente ocupando essa função, comunico que, após ter tentado junto à Diretoria, sem sucesso, fazer a ABI voltar ao seu leito de lutas em defesa da cidadania, convido a todos os associados para o lançamento do Movimento QUEREMOS NOSSA ABI DE VOLTA.

A ABI está envolvida por um pensamento conservador. E, antes que seja tarde demais, precisamos reagir e fazer a ABI voltar aos trilhos das lutas nacionais e da cidadania, como preconizam os artigos 1 e 2 do Estatuto.

O quadro político atual é preocupante. Enquanto, o país literalmente pega fogo, alguns analistas falam até na possibilidade de graves conflitos internos, a nossa centenária e sempre atuante ABI foge de seu papel histórico e se dilui em movimentos autofágicos. Manter essa postura é inaceitável e a história cobrará isso da entidade mais longeva do movimento social brasileiro. Precisamos reagir. Convoco você.

Presenciamos nos últimos tempos nosso crescente distanciamento das lutas em defesa do patrimônio e soberania nacionais (art.2 do Estatuto). Foi na sede de nossa gloriosa ABI que nasceu o movimento "O Petróleo é Nosso" e, hoje, diante dos ataques ao nosso gigantesco patrimônio do Pré-sal, um continuado silêncio da atual direção, mesmo após decisão, favorável a nossa manifestação, em recente (29/2) reunião do Conselho Deliberativo.

No campo dos direitos humanos e das liberdades de informação e expressão (art.1 do Estatuto), retrocessos conservadores cerraram fileiras com a ABERT, entidade do monopólio da mídia comercial, contra o clamor da sociedade pelo “Direito de Resposta”.

Precisamos dar um Basta! Para debater esses e outros assuntos, inclusive, e principalmente, as eleições que se aproximam, convidamos você, associado, para um encontro na próxima terça-feira, 15/3/16, 15H, no sétimo andar da nossa sede, na sala Belisário de Souza.

A reunião é aberta apenas para os associados da ABI.

Dia 15 de março - terça-feira -15 horas
Sala Belisário de Souza –7º andar - sede ABI

QUEREMOS NOSSA ABI DE VOLTA!

Atenciosamente,

Ivan Proença,
Presidente do Conselho Deliberativo da ABI