7.4.16

ESCOLA OCUPADA DÁ UM EXEMPLO DE ORGANIZAÇÃO, ATIVIDADES E LIMPEZA [VÍDEO]

ROGER  MCNAUGHT -


Após a nossa primeira visita à Escola Estadual Mendes de Moraes, na ilha, retornamos para ver de perto o progresso na ocupação estudantil que desde o mês passado se mantém na unidade.

O que não foi nenhuma surpresa, dado o nível de conscientização dos alunos ocupantes, foi a forma brilhante como os mesmos conduziram até agora a ocupação.   A parte de limpeza e asseio está sendo um dos pontos mais fortes na ocupação, criando um ambiente extremamente agradável.

Espaços antes inutilizados ou subutilizados estão ganhando vida.  A sala de dança, antes subutilizada, agora é um espaço para dança e performances.  O corredor de entrada se tornou uma biblioteca livre, onde todos têm acesso a cultura.

O espaço onde antes se acumulavam livros apodrecidos e provas de SAERJ inutilizadas foi totalmente limpo e está sendo preparado para receber uma horta, algo fundamental para o processo de educação com consciência ambiental – as mudas já estão sendo preparadas.

Agora o que realmente marcou como algo negativo foi a atitude covarde tomada – não se sabe ao certo se pela direção da escola ou se pela secretaria de educação – de cortar o ponto de recarga do riocard, atrapalhando tanto os alunos ocupantes quanto os não ocupantes.

Mesmo com todas as dificuldades e toda a sabotagem cometida pelas autoridades estaduais, a ocupação se mantém firme e forte, e esperamos ansiosamente ver os mesmos avanços em todas as escolas do estado, pelas mãos dos estudantes!