7.4.16

FRENTISTAS DA BAHIA ENTREGAM PAUTA E INICIAM NEGOCIAÇÕES COLETIVAS

Via FENEPOSPETRO -

A diretoria do Sinposba, sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia, protocolou na tarde do dia 4, no Sindicombustíveis, a Pauta de Reivindicação da categoria, definida após Assembleias realizadas de forma simultânea, ao longo dos meses de fevereiro e março, nas subsedes de Barreiras, Feira de Santana, Alagoinhas, Juazeiro e Santo Antônio e Salvador. Na entrega da pauta, Sindicato e patronal definiram previamente um total de 5 rodadas de negociação, sendo a primeira para o dia 25 de abril de 2016. Segundo Antônio José Santos, presidente do Sinposba, entidade à frente  de 13 mil trabalhadores de 327 municípios, “nossa categoria está mobilizada por aumento real e ampliação dos direitos sociais. Não dá para pensar num Brasil desenvolvido sem a valorização da classe trabalhadora”, ressalta. No ano passado, o Acordo Coletivo foi definido depois de 3 dias de paralisação,  deflagrada após nove infrutíferas rodadas de negociações. A Campanha Salarial 2016 tem como principais propostas:

Reajuste Salarial – 15,68%, Ajuda Alimentação – R$ 349,26,Plano de Saúde – 90% Empresa e 10% Empregado,Estabilidade da Empregada Gestante – 06 meses após o parto,Duração da Jornada – 42 horas semanais, Feriado – 150%,Domingo – 174% adicional, Dia da Categoria – Os trabalhadores que trabalharem no dia 21 de janeiro sejam remunerados em 150%.

CATEGORIA DO EXTREMO SUL:
Na região do extremo Sul da Bahia, a Campanha de Negociação Coletiva 2016 já está em andamento. O Sindfesba, Sindicato dos Frentistas presidido por Pedro Ribeiro dos Santos, definiu a comissão que organizará as Assembleias que construirão a Pauta de Reivindicação dos 3 mil trabalhadores daquela localidade. As plenárias percorrerão as cidades de Vitória da Conquista, Itabuna e Teixeira de Freitas, localidades onde o sindicato possui subsedes. A data-base da categoria é 1º de abril.

*Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira.