19.5.16

AGORA QUE TEMER ESTÁ NO GOVERNO...

IGOR MENDES -


Agora que Temer está no governo, um típico representante dos banqueiros comandará a Economia.

Agora que Temer está no governo, um típico representante do agronegócio comandará a Agricultura.

Agora que Temer está no governo, um dos seus primeiros atos foi anunciar a Reforma da Previdência, bem como a necessidade do “ajuste”.

Agora que Temer está no governo, o Ministro da Justiça declarou que irá punir os movimentos sociais que fecharem ruas.

Agora que Temer está no governo, a bancada evangélica bloqueará a discussão sobre demandas históricas das mulheres, tais como a descriminalização do aborto.

Agora que Temer está no governo, os povos indígenas e camponeses serão chacinados para garantir os interesses dos empreiteiros e latifundiários.

Agora que Temer está no governo, as reformas agrária e urbana não sairão do papel.

Agora que Temer está no governo, a Rede Globo, diretamente ou através de suas filiais, abocanhará grande parte da verba publicitária do maior anunciante do País – o governo federal.

Agora que Temer está no governo, o Brasil terá uma das leis antiterrorismo mais draconianas da América Latina, quiçá do mundo.

Agora que Temer está no governo, teremos que engolir a realização das Olimpíadas, querendo ou não. Quem protestar pode parar na cadeia.

Agora que Temer está no governo, as pessoas morrerão nas filas dos hospitais.

Agora que Temer está no governo, em dez anos, dobraremos a nossa população carcerária.

Agora que Temer está no governo, as polícias terão carta branca para assassinar a juventude pobre e negra.

Agora que Temer está no governo, a Lei da Anistia não será revista, e os crimes do regime militar continuarão impunes – e a maior parte dos arquivos fechados.

Agora que Temer está no governo, o dinheiro do erário será usado para financiar a educação privada (através de programas como FIES ou PROUNI), que poderiam muito bem, em vez disso, ser aplicados para ampliar e melhorar a rede pública de ensino.

Agora que Temer está no governo, o toma-lá-dá-cá vai dominar as negociações políticas em Brasília, bem como a distribuição de cargos em todos os níveis. Falando no português claro, a corrupção vai comer solta.

Agora que Temer está no governo, o PMDB irá mandar e desmandar.

Agora que Temer está no governo, teremos que fazer muita manifestação, muita greve, muita tomada de terra e muita ocupação.

Agora que Temer está no governo, talvez alguns ex-acomodados/atuais-assustados revejam sua opinião sobre junho de 2013, e cheguem à conclusão que, afinal de contas, a juventude combatente tinha razão.