24.5.16

BLITZ DO IPEM NA CAPITAL PAULISTA AUTUA 50% DOS POSTOS DE COMBUSTÍVEIS FISCALIZADOS

Via SINPOSPETRO CAMPINAS -


O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) identificou irregularidades em postos de combustíveis na Capital durante a Operação SPC (Supervisão de Postos de Combustíveis). Ao todo, foram verificados dez postos, dos quais cinco apresentaram irregularidades (50%).

As equipes fiscalizaram 129 bombas e flagraram problemas em 50 (39%) bicos de abastecimento. Além de irregularidades no volume do combustível fornecido ao consumidor, foram encontrados dispositivos de fraude, presença de componentes na fiação que não fazem parte dos equipamentos originais das bombas de combustíveis, o que indica indícios de fraude para lesar o consumidor.

O superintendente adjunto do Ipem-SP, Arlindo Afonso Alves, disse que as operações vão continuar. “Detectamos uma nova versão de fraude, por meio de um micro controlador, bem menor do que nossas equipes já encontraram. A população paulista não pode ser lesada”, enfatizou.

O posto com irregularidade terá dez dias para apresentar defesa junto ao órgão. De acordo com a lei federal 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão, dobrando em caso de reincidência.

*Portal do Governo do Estado de São Paulo.