9.6.16

MARCHA DA MACONHA DE RAFAEL BRAGA EM NITERÓI

ANDRÉ BARROS -

O único preso nas manifestações de 2013, Rafael Braga portava apenas um desinfetante e sequer participava da jornada. No mesmo ano, tivemos o caso “helicoca”, cuja aeronave foi apreendida com 500kg de pasta base e que, no fim das contas, não condenou ninguém. Estas e outras incompatibilidades na lei não foram esquecidas pela MM de Niterói. Saiba mais sobre o tema.


Em 2016, a 6ª Marcha da Maconha de Niterói vai homenagear Rafael Braga, a única pessoa presa pelas históricas jornadas de 2013. Negro, pobre e em situação de rua, Rafael foi condenado por portar um desinfetante Pinho Sol e uma garrafa de água sanitária em sua mochila, como se fossem explosivos. Depois, em semi-liberdade, foi novamente preso como traficante com pequena quantidade forjada de drogas ilícitas, sozinho e desarmado.

No mesmo ano, em novembro de 2013, a polícia federal apreendeu meia tonelada de pasta básica de cocaína no helicóptero da família de um conhecido Senador da República, pilotado por um funcionário do gabinete do parlamentar mineiro, mas ninguém ficou preso, nem foi condenado. O helicóptero, apelidado de “helicoca”, foi inclusive devolvido ao proprietário.

O episódio aparentemente apagado da memória do país não foi esquecido pela Marcha da Maconha de Niterói, que vai dar visibilidade ao fato para que Rafael fique livre da prisão. Movimentos sociais e ativistas criaram inclusive a Campanha Nacional pela Liberdade de Rafael Braga Vieira.

O evento pela legalização da Maconha de Niterói é um dos mais antigos e importantes do país. Quando poucas cidades tinham coragem de levantar a bandeira, Niterói já carregava a tocha da paz. Sempre festeira, maconhativistas alegram a capital do antigo Estado do Rio de Janeiro.

Se você quer lutar contra essa terrível injustiça, venha à Marcha da Maconha de Niterói, que vai acontecer no próximo domingo, pontualmente às 4:20 da tarde, saindo do terminal rodoviário Presidente João Goulart, bem próximo às barcas, para terminar num sensacional show na praça Cantareira com a banda Nayah!