19.6.16

UM GOVERNO EM ESTADO DE CALAMIDADE, O RIO DE JANEIRO CHEGOU AO FUNDO DO POÇO

ALCYR CAVALCATI -

Há menos de 50 dias para a realização do "Sonho Olímpico" a cidade vive um pesadelo após as declarações do governador em exercício Francisco Dornelles que decretou com uma penada "Estado de Calamidade". Juristas acham a medida estranha e sem fundamentação legal, porque não tem acontecido (felizmente) desastres naturais que justificassem a medida, o que acontece de fato é um reconhecimento de péssimas administrações nos últimos anos, o mesmo grupo político governa com plenos poderes há mais de uma década.  De fato durante muitos anos um estado, que já foi próspero e faturava bilhões com exploração de petróleo e indústrias diversas chegou à falência absoluta por total imprevidência de seus últimos administradores e veio a se tornar uma Calamidade.


Calamitosos são o governador Sérgio Cabral, seu dublê Luiz Fernando Pezão acometido por misteriosa doença e seu vice Francisco Dornelles que deveria há muito tempo estar gozando as benesses de uma aposentadoria milionária assumiu sem saber o que fazer, nem o que dizer aos milhões de cidadãos que trabalham de sol a sol (quando tem trabalho) e pagam seus extorsivos impostos religiosamente e agora também são ameaçados por uma enxurrada de multas, nem todas justificadas. O vetusto governador ameaça com "medidas duras", quando ao invés de ameaças deveria dar um pouco de esperança á população que está sempre sendo cobrada por um governo que não cumpre suas obrigações. A assistência hospitalar é calamitosa, segundo médicos de renome um verdadeiro genocídio, que atinge seletivamente os despossuídos.


A educação é uma piada de extremo mau gosto, com escolas fechadas por não possuírem  as mínimas condições de funcionamento, sem água, sem privadas, sem ar, sem salários para pagar a seus funcionários. As obras que foram prometidas como "um legado olímpico" estão sendo terminadas "a toque de caixa" e ameaçam a todos. Basta lembrar a queda da Ciclovia da Niemeyer e os buracos na pista do Elevado do Joá e agora o Metro que está ameaçado de não ficar pronto para os Jogos Olímpicos.  Quanto à segurança, simplesmente não existe. As UPP fracassaram em seu projeto, feito apenas para isolar algumas favelas em um cinturão cirúrgico, para proteger à ferro e fogo turistas incautos que continuam chegando para os mega eventos. O Estado do Rio de Janeiro tem (ou tinha) tudo para ser um paraíso tropical, pleno de belezas naturais, com uma natureza exuberante, com a Baia de Guanabara de praias lindíssimas embora muito poluídas e florestas em plena cidade, mas devido ao desrespeito oficializado  está se tornando um verdadeiro inferno astral.