20.7.16

A GLOBO E O CRIANÇA ESPERANÇA

EMANUEL CANCELLA -


Desde 1986, a Globo faz arrecadação para o Criança Esperança. Para isso faz apelo através dos principais artistas globais durante cerca de duas semanas e realiza um show com suas principais estrelas, ao vivo, nesse período.

Diferente da maioria das doações para entidades filantrópicas, no Criança Esperança, o doador não pode abater no Imposto de Renda. Como a Globo age como se estivesse acima da lei, ela não esclarece por que o doador não pode abater no IR, como as demais doações. A Globo diz na chamada para as doações: “Você não pode abater o valor doado no Imposto de Renda.” Só falta a Globo dizer: “Seu trouxa, você não pode abater no seu porque eu vou abater no meu.

A versão mais factual que rola nas redes sociais é que, ao final das arrecadações, a Globo apresenta um recibo da UNICEF com os valores arrecadados à Receita Federal e abate, no próprio imposto de renda, como se a doação tivesse sido feita pela emissora.

Por que outro motivo a Globo impediria o doador de abater o valor no Imposto de Renda? Quer que o doador pague mais Imposto de Renda para ajudar ao governo?

A Globo não quer pagar Imposto de Renda e não paga! A grande mídia esconde, mas é sabido que não pagou IR na transmissão da Copa do Mundo de 2002 e que está envolvida no escândalo de lavagem de dinheiro, Swssleakes e  Panamá Papers, para burlar a Receita Federal. Fica claro para a sociedade que a Globo não quer pagar o Imposto de Renda e por isso sonega, e sonegação é crime!

Quanto às entidades que a Globo financia com o Criança Esperança, essas merecem todo nosso respeito, e devem continuar a receber doações. Que tal você pegar o nome dessas entidades e doar diretamente a elas?

Aliás, quando você sonega imposto, você esta prejudicando a rede social de assistência pública, como hospitais, creches, escolas públicas, segurança e iluminação pública. E a Globo ainda critica esses serviços, de forma impiedosa, fazendo alusão de que os recursos são desviados pela corrupção. É claro que esses serviços precisam melhorar, mas para isso precisam de aporte financeiro! E o corrupto é tão safado quando o sonegador! Prisão para os dois!

Para as crianças terem esperança é preciso principalmente acabar com a sonegação!

Tecle copie e cole e você estará construindo uma creche ou escola!

Tecle delete e você estará protegendo uma escória!

Emanuel Cancella é petroleiro, coordenador-geral da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e do Sindipetro-RJ.