29.7.16

ATO PÚBLICO EM DEFESA DA PETROBRÁS MOBILIZA CIDADÃOS, CONTRIBUINTES, ELEITORES, PETROLEIROS, ESTUDANTES, JORNALISTAS, PROFESSORES, ATIVISTAS, ETC, TODOS UNIDOS CONTRA A ENTREGA DO PRÉ-SAL

Via Agência Petroleira de Notícias -

Sociedade civil brasileira realiza mobilização no Rio de Janeiro em Defesa da Petrobrás como empresa integrada de energia e contra a entrega do pré-sal.

Ombreando na mesma luta os petrobrasistas: Santana, Francisco Soriano, Daniel Mazola, Emanuel Cancella e Edison Munhoz. Foto: Iluska Lopes.
Contra o desmonte da Petrobrás e entrega do pré-sal, na tarde desta quinta-feira (28) trabalhadore(a)s e aposentado(a)s do sistema, sindicatos, movimentos sociais, intelectuais, artistas, entre outros, realizaram um ato no prédio Petrobrás Edise, Centro do Rio de Janeiro que contou com a presença de mais de 1.000 pessoas,  que atenderam o chamado do Comitê Popular do Petróleo que é composto por: AEPET, FNP, Sindipetro-RJ, Sintramico-RJ, Modecon, CUT-RJ FUP, ASAPREV-RJ, AGVAPE, Clube de Engenharia, Aliança Pelo Brasil, FIST e Sindicato/Federação dos Trabalhadores Químicos RJ.


O ato se concentrou na frente do Edise no Largo da Carioca onde um carro de som Sindipetro-RJ foi franqueado para falas dos presentes, entre petroleiros integrantes de comissões de base, representantes sindicais, políticos como o Deputado Estadual Paulo Ramos, que fizeram discursos em defesa da Petrobrás, contra a corrupção, “pelo #ForaTemer”, “#ForaParente” e contra a aprovação do PL 4567/16 que tira a obrigatoriedade da empresa na participação com 30% na extração dos campos do pré-sal. O evento ainda contou com a performance dos atores do grupo teatral “ Se Deus é Brasileiro, o Petróleo tem que ser Nosso”, em que atore(a)s representaram a realidade da sanha do Tio Sam, símbolo do capitalismo americano sobre as riquezas do Brasil, sobretudo, à Petrobrás.

Foi observado um grande número de funcionário(a)s da BR Distribuidora, que protestaram de forma veemente contra a intenção da Petrobrás em privatizar a distribuidora de combustível do sistema. Vale lembrar que na semana passada a Petrobrás informou que o Conselho de Administração aceitou proposta para a criação de PIDV especial para os empregados da BR Distribuidora, que será estendido aos funcionários de todas as subsidiárias colocadas à venda.

Ao final do evento foi realizado de forma emocionante um abraço ao prédio Edise , em que os participantes do ato cantaram o hino nacional brasileiro.

Petrobras anuncia venda de bloco explorário

Também foi muito criticada a atual administração da empresa comandada por Pedro Parente, que cada vez mais acelera a venda de ativos da empresa. Ainda nesta quinta-feira foi anunciada venda da participação no bloco exploratório BM-S-8, para a Statoil Brasil Óleo e Gás LTDA. O preço base negociado para a participação no BM-S-8 é de US$ 2,5 bilhões.  O bloco está localizado na Bacia de Santos, e é atualmente operado pela Petrobras (66%) em parceria com a Petrogal Brasil S.A. (14%), Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A (10%) e Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás LTDA (10%). Neste bloco ocorreu uma descoberta no prospecto exploratório denominado Carcará.
Foto: Agência Petroleira de Notícias - APN.