13.7.16

CENSURA E CERCEAMENTO DE COMUNICAÇÃO: A OLIMPÍADA NA ERA DAS TREVAS!

ROGER MCNAUGHT -

Anatel autoriza Forças Armadas a interromper comunicações durante jogos olímpicos.



A ANATEL autorizou, desde fevereiro, às forças armadas a interrupção de radiotransmissões durante os jogos olímpicos e atividades teste por meio de bloqueadores de sinal.  Agora, às vésperas do início dos jogos essa “autorização” se torna uma possibilidade factível após uma declaração de um dos integrantes do Estado-Maior do Comando de defesa ciberética confirmar a possibilidade.

A autorização, o Ato 50.265, do dia 1° de fevereiro de 2016, dá às forças armadas poder para interromper qualquer comunicação seja ela telefônica, rádio, tv, smartphones, internet via rádio, drones e antenas.

Segundo uma célula Anonymous, tal medida visa na verdade desmobilizar possíveis protestos e impedir a divulgação de maifestações durante as olimpíadas – alegação que se mostra totalmente plausível após a recente onda de agressões e detenções de profissionais de imprensa.

Outro fator que reforça a denúncia da célula Anonymous é o fato de a autorização também prever tal corte de comunicações em Operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLOs) – sendo que tais operações podem ser de natureza repressora e anti-protesto.

Mais uma vez vemos um retrocesso a caminho e os jogos olímpicos não são o motivo, mas apenas a desculpa encontrada para que aceitemos a volta dos cerceamentos nefastos que ainda vivem nos corações dos que desejam um governo ditatorial de extrema direita.

Não nos calaremos ou aceitaremos tais ataques à democracia ou ao direito constitucional da população.  Estamos de olho!