10.7.16

EDUCADORES EM LUTA LEVAM SUAS PAUTAS PARA A PRAIA DE COPACABANA [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -


Domingo de sol, pela manhã, cidadãos e turistas passeiam pela orla de Copacabana. Porém este domingo foi diferente dos demais.  Educadores em luta há quatro meses foram à orla para levar suas pautas à sociedade – utilizando de panfletos, cartazes em inglês e cruzes na areia simbolizando as unidades escolares fechadas e/ou sucateadas pelo governo estadual nos últimos anos.

Nesta “marcha fúnebre” pela educação estadual, foram listadas diversas unidades que após severamente sucateadas foram fechadas, deixando de atender a diversas comunidades carentes. Outro tema também abordado nas cruzes foi o descaso com os profissionais da área de educação e manutenção – sem contar a infraestrutura decadente em algumas unidades.

O material visual em inglês deixava claro que em nome dos jogos olímpicos (da vergonha), o governo sucateou áreas de importância vital para a população, causando o colapso nos sistemas de educação, saúde e transportes.   Estas alegações nem de longe geraram estranheza nos transeuntes, sendo que muitos inclusive apoiaram o ato dos professores por entenderem que algo está nebuloso em mais este mega evento.

Em paralelo a este ato em Copacabana, professores da rede estadual também realizaram um ato no parque de Madureira.