7.7.16

KASSAB TERÁ QUE EXPLICAR DECRETO EM FAVOR DA GLOBO

Via Brasil247 -


O Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, Gilberto Kassab, terá que prestar esclarecimentos à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara sobre um decreto assinado pelo governo interino que favorece a Rede Globo.

O decreto, que "autoriza a transferência indireta da concessão de serviço de radiodifusão de sons e imagens outorgada à Globo", diz respeito a concessões da emissora em cinco cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Recife).

Oficialmente, a empresa da família Marinho diz que o decreto visa uma "reorganização societária", pela qual os irmãos Roberto Irineu, João Roberto e José Roberto Marinho passarão a maior parte de suas ações para os filhos.

No meio empresarial, no entanto, analistas acreditam que o que estaria por trás da ação seria a busca de novos sócios. A Globo poderia estar fechando algum acordo com um grupo internacional (leia mais).

Autor do requerimento aprovado na comissão nesta quarta-feira 6, o deputado Paulo Pimenta (PT-RS) diz que chama atenção, em tão pouco de governo interino, a edição de uma medida em favor da Rede Globo, principal entusiasta do impeachment da presidente Dilma Rousseff.

"Pode ser um acerto de contas entre Temer e a Globo. Como sabemos, o governo interino de Michel Temer é dado a tomar decisões às escondidas, sem transparência, na calada da noite, portanto, queremos que os efeitos desse decreto sejam melhores expostos à sociedade", sugere.

"Por essa razão, requerermos informações ao ministro Gilberto Kassab do ato em questão, bem como queremos detalhes dos grupos de cotistas ou acionistas envolvidos na transferência", afirmou o deputado. O decreto foi assinado por Temer no dia 27 de junho.