30.7.16

REINO UNIDO: OU SERIA REINO DESUNIDO PÓS-BREXIT?

Por LÚCIO MAURO RODRIGUES -

O Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, popularmente conhecido como Grã-Bretanha ou Inglaterra, apesar de esses serem apenas parte do país. Para entender esse mapa vamos ao assunto: As regiões (ou países-que têm nacionalidades próprias e parlamentos próprios autônomos e não independentes) são: Inglaterra +País de Gales+ Escócia que formam a Ilha da Grã-Bretanha, que faz parte do Arquipélago Britânico, ou Ilhas Britânicas, que se estende por mais de seis mil ilhas. Do outro lado do Mar da Irlanda, no Canal Norte fica a Irlanda do Norte, parte norte da Ilha da Irlanda (conhecida também como Ulster), que somadas à Ilha Britânica da Grã-Bretanha (que é a maior delas) formam aí o País Independente reconhecido internacionalmente como REINO UNIDO(UK-United King, sigla e nome em inglês, língua oficial desse país e reconhecida como língua universal). Ao sul encontra-se a República da Irlanda (ou Eire-que é o nome gaélico do país, outra língua oficial. além do inglês mas apenas falado pelos mais antigos). Sua capital é Londres, a famosa City, de sua moeda a libra esterlina que foi até poucos dias a moeda mais valorizada do mundo (com a votação do Brexit) de sua Bolsa de Valores e por ter como Chefe de Estado a Rainha Elizabeth II (que também é Chefe de Estado-simbólica constitucionalmente de uma Monarquia que se estende à mais quinze países). As dependências da coroa das Ilhas do Canal [da Mancha] (ou Ilhas Anglo Normandas) e a Ilha de Man (formalmente possessões da Coroa), não fazem parte do Reino Unido, e sim uma Confederação com ele. Também é Chefe de Estado da  Commonwealth  é uma associação voluntária de 53 estados soberanos. A maioria são ex-colônias britânicas, além de Moçambique (antiga colônia portuguesa) e Ruanda (antiga colônia francesa),de um reino que foi um quarto do Planeta Terra. Pelos censos de 2014 possui 63.181.775 de habitantes e quinta maior economia do mundo, além de ser a segunda maior economia da União Européia.

Leia mais em INTERNACIONAIS