3.7.16

RIO 2016: PROBLEMAS PREOCUPAM COMITÊ OLÍMPICO. PREFEITO DESABAFA:"ESTADO PRECISA TOMAR VERGONHA NA CARA"

ALCYR CAVALCANTI -

Problemas acumulados que põem em risco o êxito dos Jogos Olímpicos têm tirado o sono dos organizadores, em especial do prefeito Eduardo Paes que sabe que seu futuro politico depende do fracasso ou do sucesso do megaevento. A cada dia surge um golpe, a cada dia uma nova aflição desabam sobre as cabeças de um grupo que colocou todos os seus esforços no sucesso financeiro do torneio, em contratos publicitários, em conseguir verbas bilionários, mas esqueceu do compromisso em colocar a cidade livre dos inúmeros problemas que foram se acumulando durante anos e anos. Desde a década de 80 que o Programa de Despoluição da Baia de Guanabara foi implantado, milhões de dólares foram liberados, mas quase nada foi feito. A Baía da Guanabara como diria o antropólogo Claude Levy Strauss é uma "Boca Banguela".


Problemas na área da Saúde com hospitais fechando as portas, sequestro de criminosos que estavam sob custódia na maior emergência da América do Sul, greve no sistema educacional, ameaça de policiais civis e militares de entrarem em greve atormentam os organizadores que não sabem mais o que fazer em suas sucessivas reuniões. Obras inacabadas e malfeitas põem sérias dúvidas sobre a realização, desde que a Ciclovia Tim Maia desabou deixando dois mortos e um descrédito com a seriedade dos organizadores. Desistência de atletas às vésperas do torneio preocupam a todos a maior parte com medo da epidemia de Zika, que não está sendo combatida com eficiência. A crise no Estado devido á incúria de anos e anos de governantes irresponsáveis levaram o prefeito Paes a acusar frontalmente seus "irmãos camaradas" do PMDB em especial ao atual governador Francisco Dornelles e seu grupo Sergio Cabral e Luiz Fernando Pezão que deveriam "Tomar Vergonha na Cara".

Paes para salvar a pele tenta se desvencilhar de seus aliados, visto que a eleição de outubro já chegou e precisa eleger seu sucessor, desesperadamente.