4.7.16

SINPOSPETRO CAMPINAS EMPOSSA NOVA DIRETORIA

Via FENEPOSPETRO -


O salão principal do Hotel Fonte Santa Teresa, em Valinhos (a 20 km de Campinas/SP) ficou lotado. Mais de  500 pessoas participaram na sexta-feira (1), da festa que empossou a nova diretoria que comandará até 2020 o Sinpospetro Campinas/SP.

O evento que incluiu jantar e música ao vivo reuniu representantes dos 53 sindicatos da categoria de todo o país, dirigentes de entidades e federações e lideranças do movimento sindical e da política, entre elas: Paulo Pereira da Silva, deputado federal e presidente da Força Sindical, Danilo P. da Silva, presidente estadual da Central e Canindé Pegado, secretário geral da UGT. Presentes também juristas, trabalhadores e vereadores, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Arnaldo Salvetti, que no evento representou o prefeito Jonas Donizetti (PSB).

Ao abrir a solenidade, o presidente reeleito Francisco Soares de Sousa saudou toda a diretoria, escolhida pelos votos de quase 70% dos trabalhadores que participaram do pleito realizado no mês de março, e agradeceu a todos pela presença: “É uma satisfação poder comemorar com vocês as conquistas desses 23 anos de existência do Sinpospetro Campinas”. O presidente da Federação Nacional dos Frentistas – Fenepospetro – também relatou  um pouco a história de 25 anos de fundação da representatividade da categoria, e se emocionou ao lembrar a  trajetória de Antônio Porcino Sobrinho, um dos pioneiros na organização que hoje reúne aproximadamente 500 mil trabalhadores em postos de gasolina em todo o país, sendo 100 mil em São Paulo. “Ele tinha visão, estava  à frente do seu tempo, e nos deixou um grande legado”, destacou Soares sobre o líder sindical falecido em 2013 em decorrência de um câncer.

A importância da atuação dos sindicalistas para o avanço das conquistas sociais e preservação de direitos dos trabalhadores norteou as falas dos componentes da mesa oficial. Ao final das considerações, foi realizado o ato de posse, quando os 23 integrantes da diretoria recém-eleita se apresentaram e receberam das mãos das lideranças sindicais e autoridades políticas à mesa a carteira de delegado sindical.

O PAPEL DO MOVIMENTO SINDICAL NAS AÇÕES EM DEFESA DE DIREITOS PAUTAM FALAS OFICIAIS

O deputado federal Paulo Pereira da Silva em sua fala se posicionou contrariamente à implantação de uma idade mínima entre homens e mulheres para efeito de aposentadoria. Como forma de  acabar com todo e qualquer privilégio, ele defende reforma da Previdência Social extensiva a todos os trabalhadores e não somente aos do setor privado ou rural. O parlamentar citou como exemplo de distorção do sistema previdenciário a questão das pensões a filhas de militares, que têm o direito de receber pensão vitalícia, o que leva várias delas a manter casamentos sem sacramentar a união no civil – e alertou: “Não dá mais pra aceitar esse tipo de situação, o rombo da previdência nesse setor é de 32 bilhões de reais”.

Representando a União Geral dos Trabalhadores, o secretário geral da entidade, Canindé Pegado, ratificou a relevância do movimento sindical na construção de um país mais justo e destacou a presença de importantes lideranças do movimento sindical no evento, reflexo, segundo ele, da importância da entidade de Campinas: “Essa diretoria pode recorrer, sempre que precisar, à UGT, que será bem atendida”, finalizou. Ao lado de Pegado, Danilo Pereira da Silva reforçou: “É um sindicato empenhado na defesa dos interesses dos trabalhadores e por isso, o caminho natural é o de mais conquistas e representatividade”.

Eusébio Pinto Neto, secretário geral da Fenepospetro, memorou o histórico das lutas sindicais que levaram à Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), ao  frisar a importância dos trabalhadores para o progresso da nação: “Nosso Brasil é uma grande potência, e nossa responsabilidade, como sindicalistas, têm que estar à altura”, pontuou o  presidente do Sinpospetro do Rio de Janeiro.

A secretária da mulher da Fenepospetro, Telma Cardia, criticou o machismo que ainda impera no meio sindical e na sociedade, e pediu união das dirigentes sindicais na   na busca por ampliar a participação feminina nos cargos de comando da entidade e nas esferas do Poder.

O presidente da Federação Estadual dos Frentistas – Fepospetro- Luiz Arraes, salientou a influência da liderança exercida por Francisco Soares de Sousa, ao longo dos anos, para o êxito do desafio rotineiro de consolidar a organização da categoria: “Ele (Soares) é a nossa estrutura, nosso referencial de direção”, reconheceu. Por fim, ao falar do encerramento das negociações coletivas da categoria de todo o país, salientou  que nenhuma delas registrou perda de direitos ou de salário, – e completou: “Nós, os frentistas, estamos seguramente entre os sindicatos mais organizados e respeitados do país”.

*Assessoria de Imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira.
Crédito das Fotos: Rodrigo Wagner, da DiogoNews.