16.8.16

ALGUMAS CURIOSIDADES OLÍMPICAS QUE TODO RECORDISTA DEVERIA SABER

MIRANDA SÁ -


Richard Strauss foi um famoso compositor e maestro alemão, autor do poema sinfônico “Assim Falou Zaratustra” e da trilha sonora do filme “Uma Odisséia no Espaço”. Na inauguração da Olimpíada de Berlim, em 1936, Strauss dirigiu a orquestra do evento na interpretação do hino olímpico, composto especialmente para a ocasião.

***

Na Grécia Antiga, os atletas competiam pelados. Eles exibiam seus corpos como símbolos de perfeição e dedicação.

***

ABEBE BIKILA, da Etiópia, venceu a maratona de Roma em 1960 e se tornou o primeiro campeão olímpico africano. Também chamou a atenção por correr os 42,195 km da competição descalço.

***

As últimas medalhas feitas totalmente de ouro foram entregues na Olimpíada de 1912. As atuais medalhas “de ouro” são produzidas com 92,5% de prata e somente 1,34% de ouro. O restante corresponde ao cobre.

***

Para a cerimônia de encerramento de Moscou 1980, cerca de 3 mil soldados apresentaram “desenhos animados” em estandes no estádio. Eles passaram um mês e meio treinando para exibir somente um deles, o ursinho símbolo da Olimpíada.

***

Apesar de ser o país com mais troféus de Copa do Mundo (cinco ao todo), o Brasil nunca conquistou um ouro olímpico no futebol. A Seleção Brasileira disputou as finais das Olimpíadas em 1984, 1988, e 2012 e perdeu todas as partidas, respectivamente, para a França, a União Soviética e o México.

***

Wilma Rudolph nasceu em 1940 e, quando criança, teve poliomielite, doença que a deixou paralisada durante anos. Ela conseguiu se recuperar e, com muito esforço, tornou-se a primeira americana a conquistar três medalhas de ouro na mesma Olimpíada. Essa façanha foi realizada em Roma, em 1960, no atletismo de pista. Ao regressar aos Estados Unidos, um desfile foi celebrado na sua cidade natal, Clarksville, do qual participaram negros e brancos em igual quantidade, algo que não era habitual.

A homenagem à “Gazela Negra” é recordada como o primeiro acontecimento mutirracial da cidade.

***

Nas Paralimpíadas, um atleta pode chegar em qualquer posição e ainda estabelecer um novo recorde mundial. Isso é possível devido a participação de esportistas com diferentes deficiências. Os recordes correspondem às suas respectivas classificações.

***

Naim Suleymanog´lu nasceu na Bulgária, mas se naturalizou turco. Ele é conhecido como “Hércules de bolso” , devido á sua baixa estatura (apenas 1,50 metro) e sua grande força.

No halterofilismo, ganhou medalhas em três Olimpíadas e bateu, em uma noite, seis recordes mundiais e nove olímpicos. ( Poderoso menininho!)

***
Florence Griffith-Joyner foi uma atleta americana especialista em provas de velocidade. N Olimpíada de Seul, em 1988, ela conquistou três medalhas de ouro, uma de prata, e os recordes dos 100 e dos 200 metros. Pouco depois, com 29 anos de idade e no auge da carreira, aposentou-se das pistas e passou a dedicar-se à publicidade, teve uma marca própria de roupa e uma linha de bonecas chamada Flo-Jo. 
Lamentavelmente, ela morreu jovem, aos 38 anos.

***

O Japão é o berço do judô. Mas em Tóquio, 1964, a final dessa modalidade foi vencida para um holandês.