19.8.16

DEBAIXO DE CHUVA, ALISON E BRUNO SCHMIDT BATEM ITALIANOS E GANHAM O OURO

Via ESPN -

Nem mesmo a chuva foi capaz de parar o ímpeto de Alison e Bruno Schmidt na busca pela medalha de ouro.
Debaixo de um dilúvio em Copacabana na madrugada desta sexta-feira, os brasileiros contaram com a Arena do Vôlei de Praia lotada para vencer os italianos Daniele Lupo e Paolo Nicolai na grande decisão da medalha de ouro.

Os brasileiros fecharam a partida em 2 sets a 0, parciais de 21-19 e 21-17.

Antes dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, os dois haviam falado que abdicaram de jogar o máximo que poderiam no circuito mundial para priorizar a Rio 2016. E o esforço de ambos foi recompensado.

Este resultado dá a primeira medalha de ouro para o Brasil no vôlei de praia - a terceira no geral - desde 2004, quando Emanuel e Ricardo subiram no lugar mais alto do pódio.

Foi ao lado do mesmo Emanuel que Alison conquistou a medalha de prata em Londres-2012. O "mamute" agora coleciona também o ouro inédito ao lado do companheiro brasileiro que fez sua estreia olímpica.

Na final desta sexta, Nicolai e Lupo chegaram a comandar o placar no início, mas o Brasil reagiu e fechou o primeiro set em um bloqueio de Alison. Na segunda parcial, os italianos voltaram a começar na frente. O dueto local, empurrado pela torcida, reagiu de novo e ganhou o ouro em mais um bloqueio de Alison.

Bruno Schmidt é sobrinho de Oscar Schmidt. Campeão pan-americano em Indianápolis 1987, o ex-jogador de basquete disputou cinco edições dos Jogos Olímpicos entre 1980 e 1996, mas não conseguiu medalhar. Ainda assim, é o maior cestinha da história da competição.

*Por Diego Garcia e Gustavo Faldon, do Rio de Janeiro (RJ).