19.8.16

RECADO DE BARBOSA LIMA SOBRINHO A JOAQUIM BARBOSA, TEORI ZAVASKI E RICARDO JANOT: NO BRASIL, SÓ EXISTEM DOIS PARTIDOS, O DE TIRADENTES E O DE JOAQUIM SILVÉRIO DOS REIS

EMANUEL CANCELLA -

Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792) Joaquim Silvério dos Reis Montenegro Leiria Grutes (1756-1819), delator dos inconfidentes mineiros.
Recado de Barbosa Lima Sobrinho a Joaquim Barbosa, Teori Zavaski e Ricardo Janot: no Brasil, só existem dois partidos, o de Tiradentes e o de Joaquim Silvério dos Reis.

Barbosa Lima Sobrinho dizia, com freqüência, que no Brasil só existem dois partidos, o partido de Tiradentes, representante  dos que lutaram por nossa independência, e o partido de Joaquim Silvério dos Reis, o traidor dos inconfidentes.

No samba enredo, em 1949, o resumo da trajetória de Tiradentes: "Que foi traído e não traiu jamais." e "Foi sacrificado pela nossa liberdade".

Digo isso porque a história reserva um lugar a cada um de nós: Tiradentes foi enforcado e esquartejado na luta por nossa independência. Virou herói nacional, o símbolo da liberdade. Já Joaquim Silvério dos Reis fazia parte do grupo dos inconfidentes, vendeu-se e delatou, ficando conhecido como o traidor que realmente era!

Digo isso porque o ex- ministro do STF, Joaquim Barbosa e o atual, Teori Zavascki, e o Procurador Geral da República foram indicados pelo PT, nos governos de Lula e Dilma.  Com certeza que Lula e Dilma não serão enforcados, mas os golpistas, que estão no poder , falam até em acabar com o PT.

Lula e Dilma quiseram fazer diferente de seu antecessor, FHC ,que indicou, por exemplo, um engavetador como PGR, que engavetava tudo e a corrupção perpetuava. Lula e Dilma indicaram esses ministros e o PGR porque acreditavam em suas imparcialidades, que não esconderiam nada, independente de partido, entretanto aconteceu justamente o contrário, pois eles viraram seus algozes, já fingem que não sabem da corrupção em outros partidos mas perseguem Lula e Dilma, mesmo convictos de que são  honestos e defensores do povo, enfim, comandam o golpe.

Tem um provérbio português que diz: "O dia do benefício é a véspera da ingratidão".

Tiradentes morreu, mas conquistamos a nossa independência.

Qual o partido prevalecerá no Brasil, o de Tiradentes ou de Joaquim Silvério dos Reis?

*Emanuel Cancella é secretário geral do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos petroleiros.