13.8.16

RIO 2016: O LADO BOM DOS JOGOS, "UM SONHO OLÍMPICO"

ALCYR CAVALCANTI -

"O Rio de Janeiro continua lindo, o Rio de Janeiro continua sendo"
(Gilberto Gil)

O Rio de Janeiro continua lindo, como dizia o poeta, apesar da miséria escondida por detrás dos tapumes e das barreiras impostas pelos organizadores. Vamos então aproveitar o que a cidade tem de melhor, suas belezas naturais e porque não suas belezas artificiais. Vamos aproveitar a bela manhã de sol e andar pelo calçadão, apreciar a paisagem espetacular, as atletas de verão, e dar um mergulho em suas dezenas de praias, mas escolhendo com cuidado as que sobraram e ficaram próprias para o banho de mar.


O Centro da cidade ficou totalmente modificado com uma série de obras com o slogan "Porto Maravilha" e com a Nova Avenida Rio Branco com a Cinelândia que se tornou um grande e belo passeio público. A Praça XV depois de obras que atormentaram o carioca virou uma enorme área de lazer, ou se preferirem um "Boulevard Olímpico" com um calçadão desde a Candelária até quase o Aeroporto.

Mas nem tudo é perfeito, pelo menos enquanto estivermos no Terceiro Planeta, os que detém a exclusividade de explorar comercialmente o que puder ser consumido na imensa área vão obrigar as pessoas a utilizar os quiosques exclusivos, o  que de fato é lamentável. Basta dizer que se a pessoa quiser beber uma simples cervejinha ou um refrigerante e não quiser enfrentar as filas dos "Food Trucks" vai ter de dar uma enorme volta para ir até um dos inúmeros botequins ou restaurantes do entorno da Praça XV. Mas isso são coisas da Rio 2016 e do Comitê Olímpico, que só pensa naquilo $$$$. Mas faltam apenas poucos dias para terminar o "Sonho Olímpico", vamos esquecer a performance pífia do Brasil nas arenas olímpicas e torcer para nossos dirigentes terem um pouco de consciência e fazer uma preparação honesta de nossos atletas para conseguirmos o tão sonhado Ouro Olímpico, que ainda está muito distante e só foi conseguido graças a esforços individuais e fortuitos.