11.8.16

UGT LANÇA JORNADA 2030 POR SUSTENTABILIDADE EM SEUS MAIS DIVERSOS ASPECTOS: SOCIAL, ECONÔMICO E AMBIENTAL

Via UGT -


A União Geral dos Trabalhadores (UGT) fez o lançamento oficial da Jornada 2030, 17 objetivos para mudar o mundo. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (09), na capital paulista e reuniu dirigentes ugetistas de todos os estados da federação presentes na 24° Reunião Plenária da Executiva Nacional, assim como diversos representantes de movimentos sociais.

A Jornada segue o conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que é uma agenda mundial com 17 objetivos e 169 metas a serem adotadas até 2030. Essa agenda global foi adotada pelas Nações Unidas em 2015 e assinada por 193 países, entre os quais o Brasil.

Segundo Gustavo de Pádua, secretário de Juventude da UGT, os objetivos propostos pela ODS são parte da raiz da central, que carrega em todas as suas atividades o conceito de sindicalismo ético e inovador. “É uma coisa natural, mas a UGT tem uma facilidade imensa de se envolver nesse tipo de atividade que ultrapassa as barreiras da luta trabalhista e sindical, vendo a pessoa não só como um trabalhador, mas também como um ser humano e com isso, podendo ver que diversos outros aspectos influenciam a vida é o cotidiano desses cidadãos”, explica.

Gustavo ressaltou que é sim papel do movimento sindical auxiliar na solução das problemáticas que envolvem essa questão abordadas pela agenda ODS.

Para Paulo Sérgio, do escritório da OIT no Brasil, é fundamental que uma entidade sindical abrace estes objetivos que estão colocados hoje como horizonte de desenvolvimento para todos os 194 países que compõem o sistema das Nações Unidas.

Neste contexto estão previstas ações relacionadas à erradicação da pobreza, segurança alimentar, saúde, educação, igualdade de gênero, água e saneamento, energia, crescimento econômico, trabalho decente, industrialização, infraestrutura, redução das desigualdades, cidades sustentáveis, padrões de consumo e produção sustentáveis, mudanças do clima, proteção dos ecossistemas marinhos e terrestres e outros.

Os sindicatos, desde sua origem, têm como objetivo a defesa dos interesses das trabalhadoras e dos trabalhadores, e realizam esse trabalho partindo da ideia de que unidos esses homens e mulheres são mais fortes e capazes de promover mudanças.

Por Fábio Ramalho - Imprensa UGT / Foto FH Mendes.