21.8.16

UMA CORRIDA FUTURA, QUE JÁ COMEÇOU ANIMADA

CARLOS CHAGAS -


Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra são candidatos à presidência da República, mas só um deles pelo PSDB. Os dois que sobrarem buscarão outros partidos. A disputa, por enquanto, restringe-se ao âmbito da legenda. Aécio tem a vantagem de ter sido candidato nas últimas eleições, mas tanto Alckmin quanto Serra também já foram igualmente derrotados.

Buscar um quarto pretendente não dá, dispostos os três a contar quantos tucanos poderão apoiá-los. Um entra com a maioria da bancada no Congresso, outro com a potência do governo de São Paulo e o terceiro com o governo federal. As primeiras escaramuças já se fazem sentir entre eles.

No PMDB, apesar das negativas, Michel Temer continua parte na equação. Em dois anos, tudo pode acontecer, até o presidente adquirir popularidade. Como tudo dependerá de Henrique Meirelles acertar com a política econômica, eis outra alternativa. Por enquanto, o maior partido nacional parece vazio de candidatos, apesar de  Roberto Requião imaginar que sua vez chegará.

Ciro Gomes entrou no PDT confiando em que será lançado. Diverge dos acima referidos por já possuir um plano de governo. Fala-se de outras hipóteses, embora por enquanto menos promissoras, como Ronaldo Caiado e Jair Bolsonaro, empenhados em exprimir uma banda ideológica singular. Alvaro Dias mudou de partido para poder apresentar-se.

Faltou um ser citado, que apesar dos percalços sofridos nos últimos meses, pode ocupar a pole position: o Lula está sendo bombardeado precisamente por isso.