16.9.16

ENTREVISTA – “O BRASIL ESTÁ SENDO GOVERNADO POR UMA GANG DE CRIMINOSOS”, CASEMIRO REIS, PRESIDENTE DO SINDIMED E PT-CAMPINAS [VÍDEO]

DANIEL MAZOLA -

Em busca de boas práticas sindicais no Brasil encontrei um desses raros e obstinados ativistas na cidade de Campinas (SP), falo do bravo militante socialista e sindicalista, Casemiro Reis.


Médico, estudou Ginecologia Obstetrícia na UNICAMP, está no segundo mandato como presidente do Sindicato dos Médicos de Campinas e Região (Sindimed), além de presidir o Partido dos Trabalhadores (PT) no município.

Conversamos uma tarde inteira na sede do PT. Ele nos contou que sua militância política começou quando ainda era secundarista na Escola Alexandre de Gusmão (no Ipiranga) em 1977, e teve sua vida marcada pela política ainda criança quando seu pai foi duramente perseguido pela ditadura militar-civil-empresarial de 1964. Na entrevista que segue abaixo - também pode ser vista em nosso canal do youtube - os temas mais abordados foram: golpismo, sindicalismo hoje, luta de classes, diretas já, monopólio midiático, saúde pública, liberdade de imprensa, jornada de trabalho, ações preventivas, dengue, SUS, ocupações, desapropriações, parto humanizado, meio ambiente, práticas e ações sindicais.

O sindicalista destacou a parceria que o Sindimed vem desenvolvendo com o Sinpospetro-Campinas com intuito de preservar a saúde da categoria dos frentistas, falou da importância do Curso de Prevenção à Exposição Ocupacional ao Benzeno. A ação inclui apresentação de vídeo e distribuição de material informativo sobre o assunto, além de debate com os trabalhadores sobre os hábitos capazes de reduzir, durante o trabalho no Posto, o grau de exposição a substancia tóxica e cancerígena presente nos combustíveis. A parceria já levou a iniciativa a mais de 300 trabalhadores de Campinas e região.

Casemiro Reis e Francisco Soares de Sousa, presidente do Sinpospetro-Campinas e Fenepospetro.
No bate-papo Casemiro Reis afirmou categoricamente que a grande mídia foi um ator fundamental no golpe contra Dilma Rousseff. Segundo ele “o grande pecado do PT foi não ter executado o plano do ex-ministro Franklin Martins de democratização da mídia, ainda durante o governo Lula. Não fizemos o enfrentamento do monopólio da mídia que os outros países da América Latina fizeram. Então, a não democratização da mídia foi decisiva para o golpe. A mídia, que sempre foi hostil, virou uma metralhadora contra nós do PT”.

Também vale destacar que encontrei a primeira vez com o lutador Casemiro Reis durante uma manifestação de rua (Fora Temer!) no centro de Campinas, e assim que tentei marcar essa entrevista ele foi logo dizendo: “Estou à disposição, vamos marcar agora, ainda mais se tratando do site Tribuna da Imprensa Sindical, jornalismo sério! Mas Mazola, amanhã tenho que fazer dois partos, pode ser depois de amanhã?”. Não bastassem tantas lutas e atividades políticas e sindicais ainda segue sua rotina como médico ginecologista, e realizando partos, sensacional!

Agora segue o vídeo na íntegra, são exatos 26 minutos de ensinamentos. Assista a entrevista: