15.9.16

RESTAURANTE POPULAR DA CENTRAL DO BRASIL E O RESTAURANTE DA GLOBO. QUAL A DIFERENÇA ?

EMANUEL CANCELLA -


O Globo fez uma reportagem, hoje, 14/9, no restaurante popular Betinho na Central do Brasil. Segundo a reportagem, o restaurante serve a quantia de R$ 2, 00, 3.700 mil almoços por dia e 1.800 cafés da manhã.  Em todo o Estado, são 15 restaurantes populares, que servem 37 mil refeições e 21.500 cafés da manhã, diariamente. Segundo a reportagem, todos eles estão ameaçados de fechar.

Ao lado, segundo a reportagem, estão as obras do VLT! Por que não parar as obras do VLT para garantir os restaurantes, até se descobrir uma outra alternativa? Até porque o VLT é uma obra voltada para turistas, domésticos e estrangeiros, considerando o preço e a velocidade do veiculo. Nenhum trabalhador pobre vai usar o VLT, como meio de transporte, para o trabalho.

Os restaurantes populares são voltados para os miseráveis do Rio e, caso venha a fechar, essas pessoas vão passar fome. E com certeza vai aumentar, em muito, a violência na cidade. Por que não uma parceria da prefeitura do Rio para impedir o fechamento dos restaurantes populares? A prefeitura, considerando o número de obras na cidade, está nadando em dinheiro. Entre estes usuários do restaurante, muita gente votou no governador para garantir essa comida. O prefeito do Rio será muito aplaudido por esses usuários e grande parte da sociedade, prováveis eleitores,  se fizer agora uma parceria para que os restaurantes não fechem!

Lamentável a postura da Globo na reportagem para justificar o fechamento ou manchar a imagem do restaurante. “No caminho das pessoas que vão até a Rua Senador Pompeu, nos fundos da Central do Brasil, em busca de um prato de comida por R$ 2, muitos buracos, sujeira por todos os lados, barracas ocupadas por usuários de crack, prostitutas e traficantes que descem do Morro da Providência, onde há uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), para vender drogas no asfalto.”

Alguém acha que, nos restaurantes da Globo, não freqüenta esse tipo de gente? Além desses, sonegadores, lavadores de dinheiro e envolvidos na corrupção da Fifa com certeza freqüentam o restaurante da Globo!

Esses golpistas odeiam pobre, querem mais é que morram de fome! Diante da crise, precisaríamos abrir mais restaurantes populares e não fechar os poucos lugares onde o povão pode ainda se alimentar!

*Emanuel Cancella que é da coordenação do Sindipetro-RJ e da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).