14.10.16

DIA DO FRENTISTA NO RJ SERÁ COMEMORADO NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA (17/10)

Via SINPOSPETRO-RJ -

Luta por melhores salários e maior segurança e saúde no ambiente laboral muda realidade dos trabalhadores de postos de combustíveis do Estado do RJ.

Avançar nos direitos e conquistar novos benefícios para categoria, esses são os objetivos da diretoria do SINPOSPETRO-RJ, que trabalha diariamente para melhorar a qualidade de vida dos empregados de postos de combustíveis e lojas de conveniência do Estado do RJ. Na próxima segunda-feira (17), é DIA DO FRENTISTA. A data instituída pela lei 1.926 de dezembro de 1991,  passou a constar na Convenção Coletiva de Trabalho como feriado em 2005, desde então o frentista  recebe nesta data o dia trabalhado dobrado.

O sindicato luta, agora, para transformar O DIA DO FRENTISTA em repouso remunerado, assim como acontece com os comerciários e trabalhadores da construção civil, que também celebram as datas das suas categorias na terceira segunda-feira de outubro. Se as lojas que comercializam comida e remédio, produtos considerados essenciais, não abrem por que não se pode ficar um dia sem vender combustível?

Essa é a reflexão que todos os trabalhadores de postos de combustíveis e lojas de conveniência devem fazer na próxima segunda-feira. Tudo é possível quando acreditamos e nos unimos para concretizar nossos objetivos e reivindicar nossos direitos. Precisamos valorizar nossa mão de obra e exigir respeito a essa categoria centenária, que ajuda a alavancar os lucros dos patrões.

ORGANIZAÇÃO SINDICAL - Assim como o SINPOSPETRO-RJ venceu, nos últimos 11 anos, várias barreiras em defesa dos trabalhadores, essa será mais uma conquista que vamos obter. Não desistiremos de lutar pelo repouso remunerado pelo DIA DO FRENTISTA.

A aplicação das normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego, que garantem a segurança e saúde nos postos de combustíveis já é uma realidade, graças a luta do SINPOSPETRO-RJ para se fazer cumprir as leis.

As cooperativas, que visavam explorar a mão de obra, é algo do passado. Hoje os funcionários de postos de combustíveis têm seus direitos reconhecidos e garantidos por lei. E empresas que insistem em burlar as leis acabam pagando caro pelas irregularidades.

FERIADO 100% - Os empregados dos postos de combustíveis que estiverem escalados para trabalhar na próxima segunda-feira (17) terão que receber o dia dobrado. As Convenções Coletivas de Trabalho do Estado e do Município do Rio de Janeiro determinam que as horas trabalhadas em feriados devem ser pagas com acréscimo de 100% sobre a hora normal, sem prejuízo do pagamento do repouso remunerado.

FECHAMENTO - Para exigir a mudança e protestar contra a ganância dos patrões, desde 2015 o SINPOSPETRO-RJ aderiu ao FERIADO DO DIA DO FRENTISTA fechando a sede no Grajaú, na Zona Norte do Rio, e as subsedes de Volta Redonda, no Sul do Estado, e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Com essa medida, a diretoria quer mostrar as empresas que tudo pode ser feito de forma diferente sem prejuízo no atendimento ao publico. E é em respeito ao trabalhador de posto de combustível que fecharemos a sede e as subsedes hoje(14), às 18h, e só  reabriremos na próxima terça-feira(18), às 8h.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.