2.10.16

RJ: ELEITORES DA ROCINHA DIVIDIDOS. CAPITÃO AMÉRICA PEDE VOTOS PARA MC DOCA

ALCYR CAVALCANTI -


A "Maior Favela da América do Sul" com uma população de mais de 120mil habitantes teve um comparecimento expressivo, talvez por causa do tempo chuvoso que impediu a ida de seus moradores para o lazer favorito de domingo, a bela Praia de São Conrado. Com eleitores distribuídos principalmente entre o CIEP Airton Senna e a Quadra do GRES Acadêmicos da Rocinha a passarela ficou congestionada em certos horários, com cabos eleitorais tentando convencer eleitores indecisos em uma não muito discreta boca de urna. Centenas de distribuidores de santinhos em plena atividade ganhavam de R$50,00 a R$ 150,00 para conseguir votos para seus candidatos.  Santinhos espalhados pelo chão davam trabalho aos garis que tentavam limpar a propaganda eleitoral de ultima hora.

Cinco candidatos moradores da localidade foram impedidos pelo Tribunal Eleitoral ou desistiram da disputa, e tiveram de apoiar candidatos tradicionais, Alguns como Antônio Xaolin do PCdoB que já teve expressiva votação em pleitos anteriores e Leonardo da UPMMR faziam intensa panfletagem. William de Oliveira tentava convencer eleitores para ser eleito para uma das 51 vagas na Câmara de Vereadores  a "Gaiola de Ouro" da Cinelândia.


Adelson Gomes mais uma vez tentava conseguir votos dos conterrâneos. O candidato a prefeito com maior propaganda era o líder das pesquisas o senador Marcelo Crivella que tem como uma das bases na localidade o templo da Igreja Universal do Reino de Deus-IURD estrategicamente situado em uma das entradas da favela e ao lado da Estação São Conrado/Rocinha do Metro,  o Largo da Macumba, conhecido agora como Largo das Flores.

Os eleitores estão divididos, desta vez não teremos um candidato morador da Rocinha eleito com há anos atrás Claudinho da R1 que faleceu e não completou seu mandato. Claudinho teve em torno de 9.800 só  na Rocinha e até os dias de hoje foi o único representante da localidade.


No dia da eleição vale tudo para convencer eleitores e o toque mais ousado e curioso foi feito pelo MC Preto, que foi parceiro do MC Gorila e que fez panfletagem para o MC Doca vestido de Capitão América. Fez sucesso entre as crianças.  Os moradores da imensa favela, considerada bairro por decreto esperam que o prefeito do município e os vereadores eleitos cumpram suas promessas e procurem dar dignidade e respeitem não só os moradores da Rocinha, mas  toda população da cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro.