14.10.16

REUNIÃO NA UGT-RJ DISCUTIRÁ O FINANCIAMENTO SINDICAL E A QUESTÃO DO NEGOCIADO SOBRE O LEGISLADO; PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL FORMA NOVA TURMA

Via UGT-RJ -


A União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ) sediará, no próximo dia 19, a partir das 10h, a 81ª Reunião do Conselho de Enlace da UNI Brasil.  Em pauta, informes nacionais e internacionais, além da discussão de temas atuais e relevantes para o  movimento sindical.

Além de entidades filiadas à entidade, como a UGT, o evento tem como convidada a secretária regional da UNI Américas, Adriana Rosenzvaig. Secretário de Políticas Sociais da UGT-RJ, presidente do Sindicato dos Vigilantes de Petrópolis e membro da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), Adriano Linhares da Silva também participará da agenda.

A reunião acontecerá pela manhã. À tarde, a partir das 14h,  será realizado um seminário onde serão abordados os seguintes temas: "Financiamento Sindical", pelo secretário geral da CUT, Valeir Ertle; e "Negociado x Legislado: um debate atual", pelo advogado e especialista em Direito Sindical e Processual, Hudson Marcelo a Silva.

Os organizadores solicitam às entidades filiadas maior participação de mulheres e jovens na reunião que acontecerá no auditório da UGT-RJ, no Centro do Rio, (Rua Camerino, 128, 6º andar).

***

Projeto de Inclusão Digital da UGT-RJ forma nova turma

Nesta terça-feira, 11, a União Geral dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (UGT-RJ), através do Centro de Inclusão Digital, formou uma nova turma do curso "Ferramentas de Produtividade".

Com duração de dois meses, a formação habilitou cerca de 15 participantes a utilizar recursos para conferências online, compartilhamento de arquivos, chamadas de vídeo, ferramentas como Skype, Facebook e WhatsApp, entre outras.

"Tudo muito proveitoso. Entrei aqui achando que sabia tudo. O curso nos abriu um leque de opções. Posso dizer que era uma analfabeta digital e hoje estou mais esclarecida", disse exultante a aluna Sandra Chaves Pereira. Vinculada ao Sindicato dos Mestres de Cabotagem e dos Contramestres em Transportes Marítimos (SindMestres), entidade filiada à UGT-RJ, ela acrescentou: "Fomos tratados com muito respeito e carinho".

Entre tantos elogios, os participantes destacaram o número de alunos por turma, a dedicação do professor Marcelo Cavalcante, o conteúdo e qualidade das apostilas disponibilizadas.

Profissional do setor de asseio e conservação, Ubiratan Silva se confessou "completamente ignorante virtual" ao ingressar na turma. "Havia feito outros três curtos e não assimilei nada", disse ele.

Trabalhadores da ativa, aposentados, desempregados e do lar. Jovens e idosos com até 70 anos, todos muito empenhados na proposta inclusiva, apesar das dificuldades. "Essa turma representou a superação dos limites", concluiu o professor Marcelo Cavalcante, destacando que a falta de um contato frequente com o computador pode ser um fator complicador na hora do aprendizado.