2.11.16

ATO CONTRA APROVAÇÃO DA CALAMIDADE PÚBLICA TERMINA COM ESTUDANTES AGREDIDOS [VÍDEO]

ROGER MCNAUGHT -

O ato convocado por lideranças de movimentos populares contra o corte ainda mais profundo nos serviços e servidores públicos marcado para esta terça-feira, dia 1 de novembro, teve um dos mais lamentáveis episódios possíveis.

Embora esta fosse uma votação de extrema importância, os seguranças da assembleia legislativa impediram o acesso de pessoas ao edifício, e o ato público cresceu consideravelmente.  Enquanto estudantes da rede estadual tentavam exercer seu direito legítimo de assistir à votação, um dos deputados (Flávio Bolsonaro – PSC RJ) curiosamente resolveu de adentrar o edifício justamente pela mesma entrada onde estudantes tentavam negociar sua entrada.

Como já seria esperado, após muito deboche e uma postura de que iria entrar “de qualquer jeito”, os seguranças da ALERJ iniciaram movimentos agressivos que culminaram em intervenção da PMERJ e intoxicação de estudantes. Antes da presença do deputado em questão, toda a negociação estava ocorrendo de forma normal, e a presença do mesmo apenas serviu para fomentar agressões e violações dos direitos dos estudantes presentes.

Vale ressaltar que a ALERJ possui outras entradas e que o ato do deputado citado foi no mínimo imprudente, visto que havia menores no local.   Mesmo com toda a mobilização, o projeto 2150/2016 que trata do “Estado de Calamidade” imposto à população do Rio de Janeiro pela má conduta fiscal com benefícios aos mega empreiteiros e empresários foi aprovado, restringindo ainda mais o acesso da população a serviços básicos, precarizando o serviço público e ameaçando o servidor.

O quanto mais teremos de perder para podermos tomar a ofensiva?