11.11.16

ENCONTRO NA FIOCRUZ VAI DEBATER O RISCO DO BENZENO PARA A SAÚDE DO FRENTISTA

Via SINPOSPETRO-RJ -

Resultado do projeto realizado com frentistas do Município do RJ sobre contaminação por benzeno será apresentado em encontro de pesquisadores da Fiocruz.


O risco do benzeno para saúde do frentista e a análise de pesquisas desenvolvidas sobre o tema com a categoria serão abordados no IV Encontro Nacional de Vigilância em Saúde em Postos de Revenda de Combustíveis, que será realizado nos dias 23 e 24 de novembro, na Escola Nacional de Saúde Pública, em Manguinhos, Zona Norte do Rio. O evento é aberto a todos os trabalhadores de postos de combustíveis.

No Encontro, pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vão apresentar o resultado final do projeto “Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde.” realizado com 175 trabalhadores de postos de combustíveis. O número de trabalhadores envolvidos no projeto representa menos de 1,5% do universo de empregados na categoria.

O projeto, que teve início em janeiro de 2010, contou com o apoio operacional do Sindicato dos Frentistas do RJ (SINPOSPETRO-RJ), que ficou responsável pelo recrutamento dos trabalhadores e pelo deslocamento dos pesquisadores até os postos.

Como na primeira fase do projeto, entre 2010 e 2012, algumas amostras de sangue apresentaram alterações, parte do material coletado foi enviado à Noruega para análise. No laboratório Europeu, o material clínico foi submetido as novas técnicas de avaliação da exposição ao benzeno, com o aproveitamento de metodologias modernas, relacionadas a área de Toxicogenética.

PESQUISA

Na primeira fase do projeto, 32 dos 120 trabalhadores que participaram da pesquisa apresentaram diminuição nos valores de leucócitos no sangue, o que é um efeito característico pela exposição ao benzeno. Os trabalhadores foram recrutados em postos de combustíveis de São Cristóvão, Vila Isabel, Tijuca, Bonsucesso e Engenho de Dentro, na Zona Norte do Rio.

A segunda fase da pesquisa foi realizada com 55 trabalhadores de sete postos de combustíveis nos bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste do Rio. Nessa etapa, os pesquisadores também avaliaram o grau de risco do trabalhador quando fica exposto a agentes tóxicos, como o benzeno, e a poluição ambiental.

No projeto, os pesquisadores também traçaram o perfil da categoria com questionários individualizados.

ENCONTRO

O dia 23 de novembro será dedicado exclusivamente a apresentação dos resultados do projeto “Avaliação da exposição ocupacional ao benzeno em postos de combustíveis no Município do Rio de Janeiro: uma abordagem integrada para as ações de vigilância em saúde”. A diretoria do SINPOSPETRO-RJ e frentistas, que participaram do projeto estarão presentes ao evento.

Na quinta-feira (24), será lançada a edição temática especial da Revista Brasileira de Saúde Ocupacional (RBSO) sobre o benzeno.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ.