15.12.16

EUSÉBIO PINTO NETO, DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS FRENTISTAS, É CANDIDATO À PRESIDÊNCIA DA FORÇA SINDICAL DO RJ

Via SINPOSPETRO-RJ -

Em março, a central sindical vai realizar o Congresso Estadual 2017, que elegerá a nova diretoria da Força RJ.

Para unificar a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia, o presidente da Federação Nacional dos Frentistas(FENEPOSPETRO) e do SINPOSPETRO-RJ, Eusébio Pinto Neto, lançou nesta quarta-feira(14), sua candidatura à presidência da Força Sindical do Estado do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada durante reunião da diretoria executiva na sede da central sindical, na Gamboa, Zona Portuária do Rio.

No encontro, os sindicalistas filiados à central tentaram compor um acordo para o Congresso Estadual de 2017, que será realizado nos dias 7 e 8 de março. Na ocasião, os dirigentes dos sindicatos filiados à Força escolherão a nova diretoria que vai administrar a central por quatro anos.

Para Eusébio Neto, primeiro vice-presidente da Força Sindical do RJ, a renovação se faz necessária diante do caótico quadro político e econômico que atinge os trabalhadores. Ele disse que a situação ainda é mais crítica no âmbito do Estado, já que várias categorias sofrem com atrasados de salários e cortes nas vagas de emprego. “É preciso união e serenidade para interagir com os órgãos sociais e criar uma pauta de ações para vencermos essa tempestade”.

Ele acrescentou que a sua candidatura tem como proposta provocar uma unicidade e fortalecer a central sindical. Eusébio Neto, afirmou que é preciso trabalhar duro para, junto com as organizações sociais, barrar o retrocesso, que se apresenta através de projetos retrógrados contra a classe trabalhadora. O presidente da FENEPOSPETRO salientou que é preciso defender a democracia e a retomada do crescimento econômico no país.

SINPOSPETRO-RJ - Desde a fundação do SINPOSPETRO-RJ, em 2005, a diretoria do sindicato participa ativamente das ações desenvolvidas pela Força Sindical do RJ e pelos sindicatos coirmãos filiados à central.

FORÇA SINDICAL - A Força Sindical do RJ representa mais de um milhão de trabalhadores no Estado e tem cerca de 60 sindicatos afiliados. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, a Força Sindical é a 2ª maior central sindical do Brasil.

O último Congresso Estadual da Força, realizado em 2013, elegeu Francisco Dal Prá para presidência da entidade. Ele morreu em fevereiro, e desde então a presidência é ocupada por Carlos Fidalgo.

O Congresso Estadual precede o 8º Congresso Nacional da Força Sindical, que será realizado em junho de 2017.

*Estefania de Castro, assessoria de imprensa Sinpospetro-RJ