17.12.16

PCC FAZ ALIANÇA COOPERATIVA COM AMIGOS DOS AMIGOS

ALCYR CAVALCANTI -

A “Guerra do Tráfico” se intensifica causando mortes em toda cidade. Primeiro Comando da Capital expande seus domínios no Rio de Janeiro.


A rede criminal Primeiro Comando da CAPITAL-PCC cujo chefe é Marcos Herbas Camacho o Marcola  faz uma aliança cooperativa com a rede Amigos dos Amigos- ADA estabelece suas bases na Favela da Rocinha para controlar os pontos de venda de drogas no Rio de Janeiro controlados em sua maior parte pelo Comando Vermelho-CV. O PCC desfez sua associação com o CV que já estava deteriorada desde o assassinato de Jorge Rafaat Toumani em Pedro Juan Caballero no Paraguai que faz fronteira com Mato Grosso do Sul executado há alguns meses. Aliança foi selada dentro do Presídio Jonas Carvalho ou Bangu4 no Complexo prisional em Gericinó, assim como um pacto de não traição e fidelidade absoluta.

Vários presos do PCC paulista foram colocados na mesma galeria dos presos da ADA em Bangu4 e fizeram um pacto contra as outras redes criminais, em especial contra o Comando Vermelho. Bangu4 é um reduto de presos da ADA, em especial criminosos que estavam na Rocinha, uma das mais lucrativas pela sua posição estratégica, onde existem várias bocas de fumo para abastecer as Zonas Sul e Oeste. A Rocinha é controlada por Rogério 157 homem de confiança de Antônio Bonfim Lopes o Nem confinado em Presídio de Segurança. O PCC teve sua origem nos presídios paulistas, mas já estendeu seus tentáculos em mais de 15 estados em todo o Brasil e atua também no Paraguai não só no comércio de venda de drogas, mas também na venda de armas, principalmente as de grosso calibre que estão vindo para os morros cariocas para fortalecer os criminosos  da ADA.

A "Guerra do Tráfico" mudou sua configuração com a nova aliança, moradores das favelas cariocas estão em pânico com tiroteios diários e a chegada dos novos "donos do morro", batalha que deve se intensificar com a chegada das festas de final de ano e do Carnaval, que nas quadras das escolas de samba já começou.