16.12.16

PROJETO DO SENADOR PETECÃO (PSD/AC) PARA LIMITAR A COBRANÇA DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL É RETIRADO DE PAUTA

Via UGT -

"Os operários", 1933, Tarsila do Amaral. Reprodução arquivo Google.
O projeto (PLS 385/2016) do senador Sérgio Petecão (PSD-AC) que prevê limitar a cobrança da Contribuição Sindical apenas do trabalhador (a) filiado a seu respectivo sindicato, estava na pauta desta quarta-feira (14/12) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal para ser aprovada em fase terminativa e foi retirado de pauta. Ao perceber que não teria os votos necessários para aprovar seu projeto, ele o retirou.

Inicialmente o relator da matéria na CAS, senador Wilder Morais (PP-GO), recomendou a aprovação, argumentou que a proposta contribui para modernizar e aprimorar a independência do sindicalismo, só que ao perceber o clima de descontentamento, pediu para o senador Edison Lobão (PMDB/AM), presidente da Comissão para retirar o projeto da pauta.

Com muita habilidade o senador Paulo Paim (PT/RS) argumentou de que seria preciso aprofundar a discussão com mais tempo, por se tratar de uma matéria de múltiplos interesses e que poderia “prejudicar profundamente e principalmente” os sindicatos laborais. Lobão aceitou o pedido, informou que o tema será analisado em 2017 e passará por Audiências Públicas e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

***

Secretaria de Inclusão do Sindicato dos Comerciários-SP faz Natal para crianças com deficiência


Na última quarta-feira (14), a Secretaria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do Sindicato dos Comerciários de São Paulo promoveu uma ação social e entregou presentes de Natal para crianças das ONGs CRIAM, no Rio Pequeno, e Cajec, em Taboão da Serra.

A ação é uma iniciativa da diretora Cremilda Bastos Cravo (Mamãe Noel), diretora da Secretaria de Inclusão do Sindicato, que já contribuía com a ONG Cajec e, há três anos, faz a alegria de mais de 70 crianças das instituições. A animação da criançada foi garantida com a presença do Papai e da Mamãe Noel.

A ocasião contou com a parceria de Renan Ferreira, supervisor de recrutamento e seleção da Include Quality, e de Fábia Aparecida Silva, consultora de inclusão.  Claudia de Carvalho,  associada ao Sindicato, e os diretores da entidade, Tadeu Aparecido Plaça e Isabel Kausz, também participaram da ação. (via site do SECSP)