3.2.17

1 - MORRE A DESEMBARGADORA SALETE MACCALÓZ; 2 - UM DOS PRINCIPAIS OPERADORES DO ESQUEMA DE CABRAL É PRESO

REDAÇÃO -


A desembargadora Salete Maria Polita Maccalóz faleceu na manhã desta quinta, dia 2 de fevereiro. Ela foi referência para os movimentos sociais e sindicais, por suas decisões favoráveis à classe trabalhadora, sobretudo nas décadas de 1980-90.

O velório será realizado na Capela 1 do Cemitério São João Batista, na sexta-feira, 3 de fevereiro, das 9 às 13 horas. Depois o corpo será levado para a cidade gaúcha de Soledad, no Rio Grande do Sul, onde nasceu a desembargadora. O Cemitério São João Batista fica na Rua Real Grandeza, Botafogo, no Rio de Janeiro.

Formada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul em 1972, a magistrada, entre vários outros títulos, era mestre em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC/RJ e doutora em Comunicação e Cultura Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Salete Maccalóz foi professora na UFRJ, na PUC/RJ e da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Iniciou a carreira de advogada em 1976, em Porto Alegre. Em 1987, ingressou na Justiça Federal. Em 2008, tomou posse como desembargadora federal do TRF2, onde compôs e presidiu as 3ª e 7ª Turmas Especializadas. Além disso, Salete Maccalóz foi corregedora regional da Justiça Federal da 2ª Região no biênio 2013/2015. Atualmente, a desembargadora integrava a 6ª Turma Especializada do TRF2.

A juíza se notabilizou por sua coragem e decisões que apoiavam as deliberações dos movimentos sociais e sindicais, num contexto político e social difícil para a classe trabalhadora.
(Via Agência Petroleira de Notícias, com informações da Justiça Federal)

***
UM DOS PRINCIPAIS OPERADORES DO ESQUEMA DE CABRAL É PRESO NO RIO

Foi preso no início da tarde o agente fazendário Ary Ferreira da Costa Filho, depois de ser procurado por agentes da Polícia Federal, que deflagrou nesta quinta-feira, 2, a Operação Mascate. Ele foi preso pela Polícia Rodoviária Federal na Rodovia Presidente Dutra, por volta das 13h30. De acordo com o Ministério Público Federal, Ary Filho era "um dos operadores financeiros mais importantes" da organização chefiada pelo ex-governador Sérgio Cabral. (Por Gabriel Fróes)