7.2.17

FENEPOSPETRO DEFINE OS PALESTRANTES DO III SEMINÁRIO DAS DIRIGENTES DOS FRENTISTAS

Os Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical” é tema do evento, que acontece de 7 a 8 de março, em Brasília/DF.

Dirigentes das Federações Nacional (Fenepospetro) e Estadual (Fepospetro) dos Frentistas, reunidos na sede da entidade em São Paulo, na sexta-feira (3), debateram a organização do “III Seminário das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis”, que acontecerá nos dias 7 e 8 de março, em Brasília/DF, na Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC.

Foram definidos na ocasião parte da programação, com as escolha dos quatro palestrante cujas palestras darão centralidade ao seguinte assunto: “Os Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical”, tema do evento, que integra as comemorações da categoria ao “Dia Internacional da Mulher”, celebrado em 8 de março. A difusão de conhecimentos e reflexões no âmbito do histórico de desigualdades e da baixa representatividade das mulheres no Movimento Sindical, na Política é demais setores da sociedade, é o objetivo do evento, para o qual é esperado público de setenta pessoas, entre convidados e mulheres integrantes nas funções de diretora ou presidenta os quadros dos mais de cinquenta sindicatos dos frentistas de todo o Brasil. Na categoria, é estimada em cento e cinquenta mil trabalhadoras a parcela feminina do contingente de quinhentos mil empregados em Postos de Combustíveis e Lojas de Conveniência de todo o país, de acordo com a Fenepospetro.

Temática reflete premissa da Fenepospetro, diz presidente da entidade

Definida pela presidente do Sinpospetro Guarulhos/SP e  Secretária da Mulher da Fenepospetro, Telma Cardia, coordenadora do evento ao lado de Sueli Camargo, presidente do Sinpospetro de Sorocaba/SP  e Secretária da Mulher da Fepospetro, a temática do Seminário vai ao encontro do objetivo da Fenepospetro de promover na categoria inclusão, combatendo a realidade de  desigualdade de gênero dentro das entidades filiadas, explicou na reunião de organização do evento o presidente da entidade e do Sinpospetro-RJ, Eusébio Pinto Neto.

Palestrantes

Profissionais de renome nacional e internacional, referencias em suas áreas e atuação (sendo elas a do Direito, Comportamento, Educação e Sindicalismo), integram o grupo de palestrantes do evento para o tema: “Os Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical”. Na programação, ainda a ser detalhada, são as participações já confirmadas:

Maria Berenice Dias - primeira mulher juíza do Rio Grande do Sul e a primeira Desembargadora nesse Estado. Autora de livros, entre eles o “Lei Maria da Penha”, profere palestras sobre igualdade de gênero em todo o território nacional e no exterior;

Luz Marina Diaz - Presidente da União dos Trabalhadores do Comércio da Colômbia, ex-trabalhadora do Carrefour, Luz Marina em suas palestras discorre sobre sua trajetória como  sindicalista e as dificuldades que encontra em seu país para se instituir um sindicato, com a violência praticada contra esses dirigentes;

Neusa Freire - Socióloga e vice-presidente da  Casa da Mulher Catarina entidade fundada em 1989, com a atuação em defesa dos direitos das mulheres reconhecida internacionalmente. Coordenou vários cursos de atuação política para as mulheres  sob a ótica de gênero;

Erledes Elias da Silveira - assessora da Secretaria de Organização Político-Sindical da UGT Nacional, é  mestre em Educação, professor credenciado pela Confederación Mundial Del Trabajo (CMT) e Central Latino americana de Trabajadores (Conclat).

Serviço

Evento: “III Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis – Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical.
Data: 07 e 08 de março de 2017.
Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF End: bloco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020.
Informações: (11) 95656-0741 / contato@fenepospetro.org.br

Clique na imagem para ampliar

*Assessoria de imprensa Fenepospetro- Leila de Oliveira