9.2.17

"MENINO 23" EM VILAR DOS TELES - AMANHÃ ÀS 14H - DEBATE COM A COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE DA ESCRAVIDÃO NEGRA - CONSELHO FEDERAL DA OAB

ILUSKA LOPES -


Amanhã, 10 de fevereiro às 14h, os moradores de Vilar dos Teles tem a oportunidade de assistir gratuitamente a exibição do filme "Menino 23". O 'Cine Debate Igualdade Racial' conta com a parceria da OAB Federal e a realização é da Prefeitura de São João de Meriti (RJ). Lançado em julho de 2016, o documentário de Belisário Franca foi construído a partir das investigações do professor de história Sidney Aguilar.

O filme começa durante uma aula, por intermédio de uma aluna, o professor descobre tijolos marcados com a suástica, o símbolo nazista, em uma fazenda no interior de São Paulo. Determinado a descobrir a verdade por trás das peças, Sidney parte atrás de pistas para entender o que aconteceu naquele lugar.

O resultado de suas buscas relata que durante os anos 1930/50 meninos negros foram levados de um orfanato no Rio de Janeiro, por uma família que fazia parte da elite política e econômica do país e que não escondia sua simpatia pelo ideário nazista, para uma fazenda no interior de São Paulo onde foram submetidos a trabalho escravo e identificados por números.

Dois sobreviventes dessa tragédia brasileira, Aloísio Silva (o “menino 23”) e Argemiro Santos, assim como a família de José Alves de Almeida (o “2”), revelam suas histórias pela primeira vez. Os protagonistas dessa história, ou melhor, pessoas marcadas pela história, ajudaram Belisário Franca a lidar com questões universais.

A exibição será seguida de debates com o Presidente da Comissão sobre Memória e Verdade da Escravidão da OAB Federal, Humberto Adami. Evento gratuito.

Ficha técnica do Filme
Direção: Belisario Franca
Roteiro: Bianca Lenti e Belisario Franca
Produtora: Giros
Produção: Maria Carneiro da Cunha
Produção executiva: Cláudia Lima
Edição: Yan Motta
Música: Armand Amar
Fotografia: Thiago Lima, Mário Franca e Lula Cerri
Coprodução: Globo Filmes e Canal Brasil
Duração: 80 min.
Classificação indicativa: 12 anos

Local:
Meriti Previ - Rua Defensor Público Zilmar Pinaud, 232, Vilar dos Teles
10 de fevereiro às 14h