6.3.17

FRENTISTAS ABREM NESTA TERÇA (7), EM BRASÍLIA/DF, SEMINÁRIO SOBRE DESAFIOS DA PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO MOVIMENTO SINDICAL

Via FENEPOSPETRO -


Fortalecer a luta das mulheres por direitos e contra a desigualdade de gênero na sociedade é o principal objetivo do "III Seminário das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis", que as Secretarias da Mulher das Federações Nacional e Estadual dos frentistas (Fenepospetro e Fepospetro), promovem a partir das 19h desta terça-feira, 7 de março,  até o dia 8, em Brasília/DF, na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio – CNTC. Com o tema: “Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical”, o evento, parte da programação da categoria ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, em sua abertura trará palestra com a exmª sra. dra. Maria Berenice Dias (foto).


A jurista, primeira mulher a ingressar na magistratura do Rio Grande do Sul, e a primeira Desembargadora nesse Estado, autora de livros, entre eles o “Lei Maria da Penha”, falará sobre o tema: "A evolução do papel da mulher na sociedade" para um público de setenta pessoas, formado majoritariamente por mulheres dirigentes sindicais da categoria de todo o país. Estarão presentes no evento, entre demais nomes da liderança dos frentistas, o presidente da Fenepospetro e do Sinpospetro do Rio de Janeiro, Eusébio Pinto Neto, e o presidente da Fepospetro e Secretário de Negociações Coletivas da Fenepospetro, Luiz Arraes. Em meio aos convidados, representantes do movimento sindical, da política e de outros setores de defesa dos direitos sociais.

Programação:

Com uma grade de atividades que envolve a participação de sete palestrantes de diversas áreas de atuação, o seminário abordará, além dos desafios à autonomia e maior participação das mulheres nos espaços de poder e decisão, tema central do evento, questões comuns às trabalhadoras - frentistas de todo o país.  Os entraves à efetividade da Lei 13.287/16, que visa proteger a saúde da mulher trabalhadora, gestante e lactantes, em locais insalubres, é um dos temas  do painel de debates.

Contra a retirada de direitos:

Norteou parte das ações do encontro, o atual momento político do Brasil, em que setores conservadores tentam impor uma agenda que afronta e dificulta, sobretudo, a luta das mulheres por igualdade de direitos, segundo Telma Cardia, Secretária da Mulher da Fenepospetro, presidente do Sinpospetro de Guarulhos/SP, e que forma a comissão do evento ao lado de Sueli Camargo, presidente do Sinpospetro de Sorocaba/SP e Secretária da Mulher da Fepospetro. Do Seminário das Dirigentes Sindicais sairá documento cujas resoluções servirão de diretrizes às ações da categoria de todo o país.

entidade:

Fundada há mais de 20 anos em São Paulo, a Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis – Fenepospetro – entidade liderada por Eusébio Pinto Neto, presidente também do Sinpospetro do Rio de Janeiro, reúne em todo o país mais de 50 sindicatos, sendo dezesseis em São Paulo. Juntamente com a Federação Estadual dos Frentistas de São Paulo (Fepospetro), presidida por Luiz Arraes, representa cerca de 500 mil trabalhadores. Mulheres são 30% deste contigente.

Serviço

Evento: “III Seminário Nacional das Dirigentes Sindicais dos Empregados em Postos de Combustíveis – Desafios da Participação das Mulheres no Movimento Sindical

Data: 07 e 08 de março de 2017

Local: Centro de Convenções da CNTC- Confederação Nacional do Comércio – Brasília-DF End: bloco C – Lote 65 – Sgas W 5 – Asa Sul, Brasília – DF, 70390-020

Informações: (11) 95656-0741 / contato@frentista.org.br


*Assessoria de Imprensa da Fenepospetro- Leila de Oliveira.