17.3.17

SP: SÁBADO RESISTENTE LANÇA LIVRO SOBRE O MOVIMENTO ESTUDANTIL NA DITADURA CIVIL-MILITAR

REDAÇÃO -

Evento terá participação do autor, Geraldo Jorge Sardinha, e de Matheus Nunes, diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas.


No dia 25 de março o Memorial da Resistência, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, realizará mais uma edição do Sábado Resistente, projeto realizado em parceria com o Núcleo de Preservação da Memória Política. O evento acontece às 14h e fará o lançamento do livro “Calabouço – Rebelião dos Estudantes contra a Ditadura Civil-Militar em 1968”, de Geraldo Jorge Sardinha.

O livro é uma publicação do Núcleo dos Irredentos que pretende dialogar com as novas gerações do movimento estudantil sobre o exemplo de luta que marcou profundamente toda uma época e permanece na memória de todos que viveram diretamente os acontecimentos.

O título do livro faz referência ao restaurante popular Calabouço, que durante o regime civil-militar serviu de centro de oposição ao governo. Foi durante um evento de protesto contra o aumento do preço das refeições do Calabouço que Edson Luis foi assassinado.

A narrativa se baseia na trajetória de Edson Luis, estudante secundarista cuja morte – que completa 49 anos no dia 28 de março – nas mãos da polícia militar foi o estopim para a primeira grande manifestação pública de 1968, que culminaria três meses depois na Marcha dos 100 mil. O evento foi um dos principais protestos contra a Ditadura Civil-Militar.

Luiz Carlos Bahia (diretor de teatro, ator, músico e cineasta)

O autor, Geraldo Jorge Sardinha, foi um participante direto dessas lutas, esteve na diretoria da FUEC, foi ele junto com outros estudantes levaram o corpo de Edson Luís para a Assembléia, como mostra a foto da capa. Escreveu este texto em 1973, quando esteve preso no Uruguay, pretendendo relatar a sua experiência e resgatar a história de luta de uma geração.

SERVIÇO
Memorial da Resistência de São Paulo Endereço: Largo General Osório, 66 – Luz - Auditório Vitae – 5º andar Telefone: (011) 3335-4990/ faleconosco@memorialdaresistenciasp.org.br

Aberto de quarta a segunda (fechado às terças) – das 10h00 às 18h00
Entrada Gratuita

PROGRAMAÇÃO
14h00 – Boas vindas – Kátia Felipini Neves
14h10 – Coordenação – Maurice Politi (Núcleo de Preservação da Memória Política)
15h – Mesa Redonda
16h30 – Debate
MÚSICA
Vidal França (cantor, compositor e maestro arranjador)

MESA REDONDA
Geraldo Jorge Sardinha
Edilberto Veras
Zumira Batista
Viviane Ferreira (11) 3339-8243 | viferreira@sp.gov.br
Paulo Gomes Neto (participantes do Calabouço)
Matheus Nunes (diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e membro da União da Juventude Rebelião – UJR)

Mais informações à imprensa
Memorial da Resistência de São Paulo
Kátia Felipini Neves (11) 3335.4990 | kneves@memorialdaresistenciasp.org.br
Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo - Assessoria de Imprensa
Gisele Turteltaub (11) 3339-8162 | gisele@sp.gov.br

***
Dia 29 de março o lançamento será na OAB/RJ. Participe!