23.3.17

SINDIPETRO-RJ RECEBE A 13ª JORNADA NACIONAL DE DEBATES - REFORMA DA PREVIDÊNCIA

ILUSKA LOPES -

"As elites precisam ser atacadas", disse o vice-presidente do Sindicato dos Moedeiros, Roni da Silva Oliveira / Fotos: Daniel Mazola.
O Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDIPETRO-RJ) abriu seu auditório ontem (22) para a 13ª Jornada Nacional de Debates - Reforma da Previdência. O DIEESE e as principais Centrais Sindicais (CUT, UGT, Força Sindical, CTB, NCST, CSP Conlutas, CGTB, CSB, Intersindical) estão correndo todo o país com essa atividade para debater as causas da PEC 287/16, que trata da nefasta reforma da Previdência Social, proposta pela agenda neoliberal do governo Michel Temer (PMDB).

Foi unanimidade o repúdio contra a "Reforma". Todos os representantes de Centrais e Sindicatos presentes destacaram os malefícios da proposta. "Não é novidade que esse governo golpista faria isso com a Previdência, e ainda tem a Reforma Trabalhista, que hoje terá aprovada a Terceirização irrestrita. O que precisamos fazer é criar pautas de ataque a esse governo entreguista, não podemos continuar na defensiva. É hora de unidade firme para exigirmos a taxação das grandes fortunas e democratização da mídia. As elites precisam ser atacadas (...)", alertou de forma contundente o vice-presidente do Sindicato dos Moedeiros (Casa da Moeda) Roni da Silva Oliveira.

"Só um presidente golpista seria capaz de fazer tudo isso", Rose Cipriano (SEPE-RJ/Intersindical)
Para o presidente da Nova Central do Rio de Janeiro, Sebastião José da Silva, um dos grandes inimigos dos trabalhadores é o Ministro Gilmar Mendes. "Esse senhor, Ministro do STF, tem como meta liquidar o Movimento Sindical Brasileiro. (...) O que existe hoje no país é uma operação orquestrada pelos Três Poderes para acabar com a luta sindical". Outros dirigentes e representantes de sindicatos que compuseram a mesa seguiram na mesma linha crítica e indignada. Foram eles: José Francisco Pedra Martins (CESTEH/Fiocruz), Arthur Ferrari (Coordenação Comunicação Sindipetro-RJ), Rose Cipriano (SEPE-RJ/Intersindical), Antonio Carlos Pereira Bahia (Diretor Sindipetro-NF) e Renato Lima (Diretor Dieese, Bancário/CUT).

O lançamento da 13ª Jornada Nacional de Debates ocorreu em 23 de fevereiro. Na ocasião o evento reuniu mais de 200 pessoas no auditório do Sindicato dos Químicos de São Paulo. Ontem no Sindicato dos Petroleiros do Estado do RJ havia também aproximadamente 200 formadores de opinião, petroleiros e sindicalistas de diversas categorias.

Em outubro de 2016 as Centrais apresentaram uma NOTA TÉCNICA, para a chamada Reforma da Previdência Social. Confira: Proposta das Centrais Sindicais para a reforma da Previdência Social.

A próxima atividade da jornada ocorrerá no Estado de Santa Catarina. Confira a programação: Data: 30/03/2017. Horário: 13h30. Local: Federação dos Trabalhadores nas Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fetiesc). Endereço: Rua 321, 79, Bairro Meia Praia - Itapema-SC.
Mais informações: crisgoncalves@dieese.org.br e (48) 3228-1621